Equipes paraenses garantem quatro vagas na fase nacional do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3
Com apoio do Governo do Pará, atletas se destacaram na 5ª Etapa Norte da modalidade, realizada em Manaus

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), quatro equipes paraenses conquistaram destaque na 5ª Etapa Norte do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3, realizada de 29 a 31 de agosto, no ginásio Ninimberg Guerra, em Manaus (AM). O bom desempenho garantiu ao Estado quatro vagas na Etapa Final do torneio, que será disputada entre 28 e 30 de novembro, em Belo Horizonte (MG), e definirá os campeões nacionais da temporada 2025. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O Pará subiu ao pódio em diferentes categorias. No adulto masculino, o time do Instituto de Neurocirurgia Geral e Endovascular do Pará (INGEP) conquistou o título invicto, vencendo na decisão o também paraense Jovens Panthers – JP8. Entre as mulheres, a equipe da Unama foi campeã no sub-23. Já na categoria sub-18, as atletas da KP10 Basketball PA garantiram a medalha de prata.
Com os resultados, INGEP, Jovens Panthers, Unama e KP10 Basketball PA representarão o Pará na fase nacional, consolidando o Estado como uma das principais forças do Norte na modalidade.

A etapa regional contou com a participação de 68 equipes, distribuídas nas categorias sub-18, sub-23 e adulto, nos naipes feminino e masculino. Times de seis estados do Norte – Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima – disputaram o torneio.
Um dos nomes que se destacou foi a jovem atleta Ana Clara, de 18 anos, medalhista de prata no sub-18 e quarta colocada no sub-23. “Foi um torneio difícil, de alto nível, com os melhores times do Norte. Porém, minha equipe conseguiu se sair bem tanto no sub-18 quanto no sub-23. Ficamos muito felizes com o resultado. O apoio da Seel foi essencial para que conseguíssemos viajar e disputar em igualdade com as outras equipes. Representar o Pará e conquistar uma medalha é uma experiência única”, destacou a jogadora.
O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou o significado das conquistas para o esporte paraense. “O basquete 3x3 é uma modalidade olímpica que tem crescido muito no Brasil, e ver o Pará entre os estados protagonistas é motivo de grande orgulho. Isso é fruto de investimento, planejamento e, principalmente, do talento dos nossos atletas. Nosso objetivo é garantir cada vez mais oportunidades para que jovens paraenses brilhem em competições nacionais e internacionais”, afirmou.
Para o professor Conegundes, chefe da delegação paraense, os resultados refletem a evolução da modalidade no Estado. “Conseguimos classificar quatro equipes para a etapa nacional e fomos o estado que mais conquistou vagas. O basquete 3x3 no Pará está crescendo muito, com novos projetos surgindo. Em breve teremos atletas servindo à seleção brasileira e conquistando títulos ainda mais relevantes”, avaliou.
Além de conquistar o maior número de vagas entre os estados da região, o desempenho do INGEP e de atletas como Ana Clara fortalece o basquete 3x3 do Pará, que agora mira o pódio nacional em Belo Horizonte.