Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Belém recebe Mostra de Cinema Espanhol de 11 a 15 de setembro no Cine Líbero Luxardo, com entrada gratuita

A programação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha

Por Aycha Nunes (FCP)
08/09/2025 17h00
El 47, de Marcel Barrena

O clássico Cine Líbero Luxardo, localizado na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém, receberá de 11 a 15 de setembro, uma Mostra de Cinema Espanhol, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha em Belém. Com entrada gratuita, ao todo serão exibidos 5 filmes europeus aclamados pela crítica.

Com sessões sempre às 17h45 — exceto no sábado (13), que começa às 17h35 — a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer produções premiadas e aclamadas pela crítica internacional, em um dos espaços culturais mais tradicionais e charmosos da cidade. Os filmes em cartaz são: “El 47”, de Marcel Barrena; “Vantagens de Viajar de Trem”, de Aritz Moreno; “Cerdita”, de Carlota Pereda; “Às Margens”, do diretor Juan Diego Botto, e “A Estrela Azul”, de Javier Macipe.

"A Mostra de Cinema Espanhol 2025, este ano, está sendo realizada em 17 cidades brasileiras, e traz a Belém o melhor do cinema espanhol atual. A mostra conta com a parceria da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Estado, importantes colaboradores da Embaixada da Espanha no Brasil", destaca Hansi Escobar, ministro conselheiro da Embaixada da Espanha, que estará presente na abertura do festival na próxima quinta-feira, 11.

“El 47”, dirigido por Marcel Barrena, abre a mostra com uma poderosa história ambientada entre os anos 1960 e 1970, nas periferias de Barcelona. O filme retrata a realidade de comunidades formadas por imigrantes da Extremadura e da Andaluzia que, mesmo tendo construído seus bairros com as próprias mãos, viviam à margem da cidade, sem acesso a serviços básicos como água encanada ou eletricidade.

Vantagens de Viajar de Trem

No centro da trama está Manolo Vital, interpretado por Eduard Fernández, um motorista de ônibus da Transportes Metropolitanos de Barcelona que, cansado das desculpas das autoridades, decide provar, ao volante da linha 47, que o transporte público pode, sim, chegar àquelas áreas esquecidas.

Outro destaque é “Vantagens de Viajar de Trem”, de Aritz Moreno, uma obra provocadora que mistura suspense, humor ácido e surrealismo. A história começa quando Helga, uma editora em crise pessoal e profissional, volta de um hospital psiquiátrico onde acabou de internar o marido. 

No trem, ela conhece Ángel Sanagustín, um suposto psiquiatra que trabalha na mesma clínica, investigando distúrbios mentais por meio dos escritos de seus pacientes. Durante a viagem, Ángel compartilha com Helga a perturbadora história de Martín Urales de Úbeda, um paciente paranóico obcecado por lixo e outros comportamentos estranhos — dando início a uma narrativa repleta de reviravoltas.

“Cerdita”, da diretora Carlota Pereda, apresenta um olhar tenso e sensível sobre o bullying, a vingança e os dilemas morais da adolescência. O filme acompanha Sara, uma jovem que vive com sobrepeso e sofre constantes humilhações por parte de outras garotas de sua cidade. Durante o verão, tudo muda quando um homem misterioso chega ao povoado e sequestra suas agressoras. Sara presencia o ocorrido, mas guarda o segredo. Dividida entre denunciar o crime ou proteger quem a salvou, ela precisa confrontar seus próprios limites éticos.

O drama social ganha espaço em “Às Margens”, do ator e diretor Juan Diego Botto. A narrativa acompanha 24 horas intensas na vida de três personagens cujas trajetórias se cruzam em meio à pressão de problemas econômicos graves. O longa aborda o impacto que o estresse financeiro tem sobre os vínculos familiares e afetivos, e como, mesmo em cenários adversos, o afeto e a solidariedade ainda podem emergir como forças transformadoras.

Às Margens, dirigido por Juan Diego Botto

Fechando a mostra, “A Estrela Azul”, dirigido por Javier Macipe, conta a história real do músico espanhol Mauricio Aznar, interpretado por Pepe Lorente. Nos anos 1990, Aznar decide deixar o sucesso do rock e parte em uma jornada pela América Latina em busca de um novo propósito artístico. Em sua passagem pela Argentina, conhece Don Carlos, um músico folclórico veterano em decadência que o acolhe como um mestre e parceiro musical. Juntos, formam uma dupla improvável e comovente, em uma jornada marcada por encontros culturais, amizade e pela busca por um significado mais profundo para a arte.

Confira a programação:

11/09 (Quinta-feira) 

 17h45: El 47

12/09 (Sexta-feira)

 17h45:  Ventajas de Viajar en Tren

13/09 (Sábado)

17h35: Cerdita

14/09 (Domingo) 

 17h45: En Los Márgenes

15/09 (Segunda-feira)

 17h45: La Estrella Azul

Serviço:

Cine Líbero Luxardo

Mostra de Cinema Espanhol 

Entrada gratuita     

A bilheteria abre uma hora antes das sessões. 

Lotação: 98 lugares.

Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.

Local: Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré - Belém.

Texto de Maurício Carvalho / Ascom FCP