Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Forte do Presépio recebe programação do Festival do Teatro Brasileiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/08/2015 12h30

No dia 15 de agosto, às 19h, no Museu do Forte do Presépio, o coletivo teatral “Ser Tão Teatro” apresenta o espetáculo “Flor de Macambira”, baseado na obra “O coronel de Macambira”, de Joaquim Cardozo, com adaptação de Rosyane Trotta e direção de Christina Streva. A programação faz parte do Festival de Teatro Brasileiro, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

O evento itinerante, há 16 anos leva a cena teatral brasileira pelo país. Este ano, a programação ocorreu em vários espaços culturais da capital paraense e do município de Marabá, no sudeste do Pará e se encerra nesta final de semana. Para o idealizador do Festival, Sérgio Bacelar, o público até agora superou as expectativas atingindo cerca de duas mil pessoas. “Para nós é um grande sucesso, e ter uma apresentação em um museu tão importante para a história do paraense, nos permite ter um diálogo com o sentimento e memória do Pará”, afirma. 

“Flor de Macambira” é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo. “Aparentemente simples, as histórias populares ocultam poderosas pistas para o entendimento do ser humano”, diz a diretora Christina.

O principal objetivo do grupo “Ser Tão Teatro” é a pesquisa contínua da linguagem teatral com a finalidade de construir uma cena tipicamente brasileira. “O autor de ‘O Coronel de Macambira’ não poupou liberdade poética para enlaçar literatura erudita, crítica social e festa popular. Nós buscamos entrelaçar sua poesia com o Brasil de nosso tempo e a linguagem cênica que emana do jogo vivo dos atores”, diz Rosyane Trotta.

Apesar da dificuldade em adaptar o Museu para receber um espetáculo teatral, a equipe do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult) está empenhada em fazer do Museu do Forte do presépio um excelente palco. “Estamos improvisando um teatro no Museu, não temos camarins, por exemplo, mas vamos adaptar nosso espaço a este espetáculo. Para nós, é uma atividade muito importante, porque damos um outro olhar para um ponto que simboliza o início da nossa cidade e torna o Museu um espaço múltiplo, com diferentes olhares”, comenta Mariana Sampaio, diretora do SIMM.  

Serviço: Espetáculo teatral “Flor de Macambira”, do grupo “Ser Tão Teatral” (Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba – UFPB), dia 15 de agosto, às 19h. Entrada Franca. Local: Museu do Forte do Presépio. End: Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha. Informações: 4009- 8828/8826.

Workshop orienta sobre elaboração de projetos para editais

Qual artista não tem um projeto em mente? Pensando nisso, o Festival do Teatro Brasileiro também oferece neste sábado, 15, só que em outro local, na Casa das Artes, o workshop “Elaboração de Projetos”. A atividade será realizada das 9h às 13h, tendo como orientador o produtor Sergio Bacelar, contando com a participação da Gerente de Patrocínio da BR Distribuidora, Alena Aló.

A inscrição para as atividades do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paraibana é gratuita e pode ser feita pelo site: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para. Também neste endereço é possível acessar dias e horários de cada atividade e saber mais sobre os espetáculos trazidos ao Pará.

O workshop de elaboração de projetos para editais tem como objetivo, com base no estudo do IV edital do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, avaliar estratégias de singularidade e competitividade de propostas. Serão abordados os seguintes eixos: política cultural da Petrobras Distribuidora; avaliação do edital de 2014/2015; singularidade das propostas; competitividade; alinhamento das propostas com as diretrizes das políticas culturais.

Serviço:

Oficina de Elaboração de Projetos para Editais

Data: 1.085 (Sábado), das 9h às 13h.

Local: Auditório da Casa das Artes, na praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré.

Número de vagas: 100

Inscrições pelo site: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para

Atividade Gratuita

(Com informações de Andreza Gomes - Ascom FCP)