Detran alerta condutores de veículos sobre multa causada por descarte de lixo
Resíduos atirados do veículo também são considerados infração de trânsito
Garrafa de plástico, restos de alimentos ou até mesmo uma embalagem, quando jogados pela janela do veículo, podem resultar em uma multa de trânsito. O alerta é do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que somente em 2024 registrou 25 autuações por atirar do veículo objetos ou substâncias. Em 2023 foram registradas 28 infrações e, apesar da pequena redução, continua sendo significativa, pois muitos condutores ainda desconhecem essa penalidade.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é considerada infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O lixo jogado pelos motoristas pode obstruir bueiros, sujar as ruas, além de alagar e até provocar um acidente gravíssimo. Além de aumentar as chances de acidentes na via pública e gerar penalidades, arremessar resíduos na pista também contribui para a poluição ambiental. “Em ano de COP 30 os motoristas do Pará precisam mais do que nunca dar exemplo e evitar esse tipo de ocorrência. No trânsito, cada atitude faz total diferença para a segurança de todos”, explica a coordenadora de Educação do Detran, Celina Koury.
Pensando nesse cenário de segurança e preservação do meio ambiente, o Detran realiza campanhas educativas ao longo do ano para alertar sobre os fatores de risco de acidentes. Em todas as ações de via, já se tornou rotina a distribuição de lixocar para os condutores abordados pelos agentes de educação e reforçam a importância do descarte correto do lixo. “O carro também deve ser um espaço de cuidado e responsabilidade sustentável para todos os envolvidos em um trânsito mais seguro”, diz Koury.
Outras atitudes também contribuem para tornar o trânsito menos poluidor. Entre elas, preferir veículos que emitem menos poluentes; fazer manutenção preventiva no carro para evitar, por exemplo, a emissão de partículas provocadas pelo desgaste de pneus e freios, bem como o descarte inadequado de óleos na via; e descartar peças e fluidos em locais adequados para a reciclagem, como pneus e baterias.
Texto: Anna Kelly Saraiva – Ascom/Detran