Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Espetáculo celebra maestro Waldemar Henrique e encanta público no Theatro da Paz

Celebração pelos 120 anos do compositor paraense (1905/1995), contou com os cantores Carolina Morel e Calebe Faria e do pianista José Sacramento

Por Amanda Engelke (SECULT)
05/09/2025 08h39
Intérpretes Carolina Morel e Calebe Faria, integrantes do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O público lotou o Theatro da Paz na noite desta quinta-feira, 5, para assistir ao espetáculo “Tudo isto é teu - Uma celebração de Waldemar Henrique”, em alusão aos 120 anos do maestro e compositor paraense, com os intérpretes Carolina Morel e Calebe Faria, integrantes do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e o premiado pianista José Sacramento. Os artistas juntos formam o Trio Oré, e foram acompanhados dos bailarinos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Premiado pianista José Sacramento

Para Calebe Faria e toda a equipe é uma honra e motivo de celebração se apresentar no Theatro da Paz com obras de Waldemar Henrique. “É uma alegria e também surpresa, porque preparamos esse programa recentemente e eu sempre tive vontade de vir aqui ao Theatro da paz, um dos mais bonitos do Brasil, e a obra de Waldemar está desde o início da minha trajetória. Ver a relação visceral que ele teve com este Theatro nos animou a vir para cá”, detalha.

O espetáculo celebra o maestro Waldemar Henrique e apresentou diferentes ritmos e canções conhecidas pelo público e que falam da Amazônia, entre elas, "Foi Boto, Sinhá!"; "Cobra Grande", "Tamba-Tajá", "Matintaperêra", "Uirapuru", "Curupira", "Manha-Nungára", "Nayá" e "Japiim". O repertório ainda incluiu o Carimbó e as canções "Cantiga", "Exaltação", "Fiz da vida uma canção" e "Tema da flor".

A administradora Alini Wanderley saiu encantada com a apresentação e disse que sempre se animou com as programações oferecidas pelo Theatro da Paz. “Eu achei incrível, só a experiência de poder assistir um espetáculo feito em homenagem ao Waldemar Henrique, que é um compositor nosso, e os bailarinos, tudo foi incrível. Algumas músicas eu já conhecia e fiquei maravilhada com todo o espetáculo”.

A administradora Alini Wanderley Alini Wanderley: "Achei incrível a experiência de assistir a homenagem a Waldemar Henrique"

A ação é uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM) e faz parte do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Texto de Lorena Saraiva / Ascom Secult