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Rota Turística: Marituba promove concurso de turismo fotográfico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/08/2015 18h00

Marituba, um dos 13 municípios integrantes da Rota Turística Belém-Bragança, programa do Governo do Estado conduzido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), abraçou a oportunidade do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. A cidade promove o projeto “Marituba In Pixels – Turismo Fotográfico”, neste sábado (15), a partir das 7h, na Reserva Ambiental da Pirelli. A iniciativa da prefeitura tem o apoio da Setur, Foto Cine Clube Grão-Pará e Wall Produções.

O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da atividade turística e divulgar as belezas naturais e históricas de Marituba. Ao todo, serão 45 inscritos no passeio participando do concurso de fotografia, que inclui almoço no Restaurante Terra do Meio. Serão premiadas as duas fotos mais curtidas na página do Facebook. A ação estratégica busca divulgar as imagens e localidades de Marituba, muitas vezes desconhecidas dos próprios paraenses que transitam pelo município.

“Acredito que o turismo no Pará ganha força com as parcerias. A ideia surgiu a partir da necessidade de sensibilização do que é turismo para Marituba e mostrar que é possível. E também a necessidade de divulgar um outro olhar do município além do que as pessoas conhecem quando passam pela BR”, explica a diretora de Turismo de Marituba, Tiziane Matos. “O que pretendemos é divulgar belezas naturais e históricas”, completa.

Segundo Tiziane, entre os inscritos estão estudantes, profissionais de turismo, biólogos e professores da UFPA, de municípios como Belém, São Francisco do Pará, Barcarena, Curuçá, Ananindeua e Marituba. “Almoçaremos no restaurante Terra do Meio, que já é um produto pronto para ser comercializado na Rota Turística Belém Bragança”, conta a diretora.

Destino – A Rota Turística Belém-Bragança, que parte de Belém pela Rodovia BR-316, reúne 13 municípios do polo turístico Amazônia Atlântica. O processo passa pela organização do Estado, mas fundamentalmente do empresário e do cidadão, no que possa significar desenvolvimento, trazendo cada vez mais impactos positivos para a economia local. A ideia é que o fluxo que passa pela BR-316 possa ser desviado para os atrativos dos municípios, através da sinalização turística, promoção e divulgação da rota, além de informações disponibilizadas a partir de aplicativos móveis, que servirão para estimular e motivar as pessoas a conhecerem esses destinos.

As oportunidades de negócios são muitas. Incluem restaurantes, cerâmica, pontos de venda de artesanato, hortifrutigranjeiros, especiarias como queijo caseiro, compotas, entre outros e balneários com infraestrutura de serviços, que poderão se beneficiar diretamente com um tempo de permanência maior dessas pessoas em seus municípios. O turismo é um setor que agrega valor na maioria das demais atividades produtivas, e abrirá inúmeras oportunidades aos 13 municípios que compõem a rota.

“Uma rota turística, como a Belém-Bragança que estamos construindo, precisa ser trabalhada sob a ótica do tempero cultural, porém deve ser também dimensionada numa visão da paisagem, dos produtos que possam ser adquiridos e daqueles que possam ser consumidos. Trata-se, na realidade, de desenvolver um trabalho sob o princípio da economia e da mobilidade das pessoas. Neste sentido, é fundamental a participação de empresários, em todos os seus níveis, através das associações comerciais, no fortalecimento dos negócios já existentes e naqueles que ainda possam ser criados”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.