Mangal das Garças celebra profissionais com programação especial no domingo, dia 7
Parque Zoobotânico receberá o público para comemorar o Dia do Biólogo e o Dia do Veterinário em evento gratuito, a partir das 9h

No próximo domingo, 7, a Organização Social Pará 2000 promove, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, uma programação especial em comemoração ao Dia do Biólogo e ao Dia do Veterinário, que ocorrem no mês de setembro. A manhã será repleta de atividades como: alimentação de tartarugas, Ecozoo, Ecoarte e passeio com aves de rapina. O público visitante vai poder ver bem de perto o trabalho fundamental que estes profissionais têm no cuidado com a nossa fauna e flora. A participação é gratuita e começa às 9h.
A programação - A partir das 9h, as aves de rapina irão sair para receber o público. A equipe técnica do Parque, junto com os estagiários, levará o Apuí, Gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis), a Nairobi, Corujinha-do-mato (Megascops choliba), a Clocktilde, Corujinha-relógio (Megascops usta), e o Albinha, Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii), para um passeio pelas redondezas da Reserva José Márcio Ayres (Borboletário) e do anfiteatro.
Logo após o momento com os rapinantes, a programação irá acontecer dentro do Borboletário, às 9h30, com uma das atrações mais queridas pelo público do Mangal: a soltura de borboletas. O ingresso para o Borboletário custa R$ 9,00 a inteira e R$ 4,50 a meia, e deve ser adquirido previamente na bilheteria.

Em parceria com a Liga Acadêmica Forense de Medicina Veterinária (LaForVet), o Parque realizará um EcoZoo memorável. Começando às 10h, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), chamada de Elsa, e o Tucano-toco (Ramphastos toco), denominado pelo próprio público do Mangal de Tucupi. Além disso, um bichinho surpresa, que nasceu recentemente no complexo, será apresentado pela primeira vez aos visitantes que estiverem presentes na programação.
“A LaForVet da Unama já fez parceria em outros projetos aqui dentro do nosso Parque. Em conjunto com as nossas programações, os estudantes de Veterinária da liga irão dar apoio nas programações, além de abordar o tema de tráfico de animais e conscientização, um assunto super importante para se discutir com a população. Infelizmente, essa problemática ainda é uma realidade muito forte na nossa região, e quanto mais pessoas souberem sobre a temática, mais denúncias podem ser realizadas. Conscientizar sobre os cuidados com a nossa flora e fauna é o nosso principal objetivo”, afirma Beatriz Tavares, técnica ambiental do Mangal das Garças.
E o dia não para por aí. A partir das 10h30, pela primeira vez, as pessoas que participarem da programação poderão alimentar as tartarugas. Com o auxílio do tratador, cada visitante receberá um pouco de comida que deverá ser jogada no lago para os bichinhos. Todos poderão participar deste momento único.
Depois de conhecer todos esses animais, às 10h40, a criançada vai poder soltar a criatividade no Ecoarte. Com a oficina de carimbos naturais, preparada pela Oficinas Criativas - Cumbuca, os pequeninos poderão criar seus próprios carimbos em alusão aos bichinhos que presenciaram durante a manhã pelo Mangal.

“Educação ambiental é um dos lemas mais fortes do complexo. Conseguir alinhar essa temática com cultura e lazer, fazendo com que cada vez mais pessoas possam se conscientizar é gratificante”, afirma Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing da OS Pará 2000.
Os profissionais - O Parque Zoobotânico Mangal das Garças é construído a cada dia pelo público visitante e, principalmente, pela equipe técnica. Com um biólogo e dois veterinários, a fauna e flora do complexo se mantêm preservadas e cuidadas diariamente.
O biólogo Basílio Guerreiro atua no Parque desde 2019 e trabalha diretamente com o manejo de animais, com foco no bem-estar, gestão alimentar, reprodução de borboletas e cuidado das plantas e árvores. “Um dos momentos mais incríveis de trabalhar no Mangal é poder assistir de perto a reprodução das borboletas. Acompanhar a metamorfose desde o nascimento das lagartas é uma experiência única. Além disso, poder ter o contato direto com diversas espécies de aves e répteis, e acessar uma coleção botânica bastante importante, é enriquecedor”, comenta.
Camilo González é veterinário no Mangal desde agosto de 2019 e atua em diversas partes, como biossegurança dos animais e das pessoas que visitam o complexo. Ele também trabalha diretamente com o projeto de reprodução dos guarás, que é um destaque enorme no Mangal das Garças e que possui diversos reconhecimentos.
“Nosso trabalho é muito integrado. Contamos com uma equipe de biologia, de enriquecimento ambiental, treinamento, falcoaria, onde também ajudo, além da parte de documentação e licenciamento do Parque. Também trabalhamos com a reprodução: cuidamos dos bebês no berçário, sempre junto com a biologia. Atuamos ainda na nutrição dos animais, elaborando fórmulas e dietas específica”, ressalta Camilo.

González compartilhou um pouco sobre a rotina dentro do complexo: “todos os dias, pela manhã, fazemos os tratamentos e contamos com o apoio de estagiários de veterinária. Além de ajudar nas atividades, eles aprendem e recebem formação prática. Já formamos mais de 60 estagiários nesses seis anos. No período da tarde também realizamos tratamentos. Se algum animal sente dor, colocamos na analgesia; se precisar de antibiótico, aplicamos. Fazemos vistorias em todos os recintos para identificar o que cada animal precisa. Às vezes recebemos chamados de um animal que parece mais apático, então vamos até lá, coletamos exames e os encaminhamos. Também acompanhamos os animais que fazem parte do plano de reprodução anual, verificando o que precisa ser feito para estimular o processo”.
Hugo Silva também trabalha como veterinário do Parque há um ano e meio e afirma que os momentos que mais ficam marcados em sua trajetória são os dos resgates de animais. “Nossa equipe consegue, de prontidão, reabilitá-los e incluí-los ao nosso plantel, e, com isso, podemos dar uma melhor qualidade de vida para esses seres, além de fazer um trabalho de conscientização ambiental.”
“Todas as nossas homenagens e reconhecimento a esses profissionais dedicados, que integram de forma essencial a equipe da OS Pará 2000 e do Mangal das Garças, e que, a cada dia, trabalham em prol de um bem maior: o cuidado com a natureza”, declara Fernanda Scaramuzzini.

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças possui uma programação diária regularmente. Confira:
08h30 – Alimentação das iguanas
09h – Passeio com rapinantes diurnas (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar na bilheteria)
10h15 – Alimentação das tartarugas
11h, 15h e 17h30 – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)

Serviço:
Data: 07 de setembro de 2025
Local: Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Horário: 9h00 — Passeio das aves de rapina
9h30 — Soltura de borboletas
10h00 — EcoZoo
10h30 — Alimentação das tartarugas.
10h40 — Oficina Ecoarte: criação de carimbos naturais
Texto: Bianca Portela, estagiária Ascom/OS Pará 2000