Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
English Version

Curso de produção de mudas incentiva educação ambiental na APA Araguaia

Formação abordou práticas de produção de mudas florestais e frutíferas, técnicas de manejo e orientações sobre a importância da arborização para o equilíbrio ambiental

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
02/09/2025 17h10
Moradores, estudantes e professores da Vila Santa Cruz participaram da atividade

Com foco na reestruturação do viveiro comunitário e o incentivo ao plantio de espécies florestais e frutíferas, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) promoveu, em parceria com a empresa Calmap, nesta segunda-feira (1º), um curso de produção de mudas para moradores, professores e estudantes da Vila Santa Cruz, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense. 

A prática foi fundamental para a formação ambiental de crianças e adolescentes

A capacitação contou com a presença de alunos da Escola Municipal Pedro Gomes, sob a supervisão do professor Valdemir, que destacou a relevância da prática para a formação ambiental dos estudantes. 

“Estamos no segundo ano dessa atividade de plantio e, no ano passado, conseguimos plantar em torno de três mil mudas de espécies florestais, açaí e cacau. É um trabalho que conscientiza e sensibiliza nossos alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente, além de gerar renda com espécies frutíferas para a comunidade”, afirmou o professor. Ele também agradeceu à empresa Calmap, responsável pela doação do viveiro e de insumos, e pelo apoio dos brigadistas do Ideflor-Bio durante todo o trabalho.

A gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Laís Mercedes, acompanhou de perto a programação e reforçou o papel estratégico da ação para a conservação da APA. “Quando investimos em capacitação e estruturamos espaços como este viveiro, estamos criando condições para que a comunidade seja protagonista da preservação. Ver alunos, professores e moradores engajados nesse processo mostra que estamos no caminho certo para unir educação, sustentabilidade e desenvolvimento local”, ressaltou.

O uso sustentável dos recursos naturais foi um dos focos do curso

Técnicas - O curso abordou práticas de produção de mudas florestais e frutíferas, técnicas de manejo e orientações sobre a importância da arborização para o equilíbrio ambiental. Além disso, buscou fortalecer a consciência coletiva sobre os benefícios da recuperação de áreas degradadas e do uso sustentável dos recursos naturais.

Laís Mercedes destaca que a iniciativa representa mais um passo na integração entre gestão pública, setor privado e comunidades locais. O trabalho colaborativo fortalece não apenas a conservação ambiental, mas também as oportunidades socioeconômicas, estimulando a participação das novas gerações em atividades de reflorestamento e valorização da biodiversidade regional.

Continuidade - A programação continua nesta quarta-feira (3), desta vez na comunidade de Ilha de Campo, também situada na APA Araguaia, que receberá a mesma capacitação. A atividade será realizada a partir das 8h, em frente à fábrica de artesanato da Dona Lenilha.