Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo promove musicoterapia para pacientes e profissionais
O saxofonista voluntário Geovanny Morais deixou a primeira manhã de setembro mais amena e alegre na unidade de saúde da rede pública estadual, tocando um repertório variado, que proporcionou bem-estar a todos
Pacientes, acompanhantes e profissionais do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (1º), com a apresentação de um saxofonista, que levou ao ambiente hospitalar a leveza da música, descontraindo a emocionando dezenas de pessoas.
O momento cultural e de entretenimento resulta dos investimentos da gestão do Pronto-Socorro estadual no acolhimento conduzido pelo Comitê de Humanização, que tem buscado parcerias com voluntários de diversos segmentos sociais com o objetivo de promover bem-estar, tornando a experiência hospitalar mais amena.

Motivação - Geovany Monteiro Moraes, sargento do Exército do Brasil, é um dos voluntários envolvidos na ação. Hoje, ele foi responsável por alegrar a manhã de pacientes internados e de quem aguardava atendimento nas recepções, além dos profissionais responsáveis pelos serviços oferecidos na unidade de saúde.
O músico, que começou se apresentando no Hospital Ophir Loyola, como integrante da Banda do Exército, contou que “as apresentações nos leitos onde os pacientes permaneciam internados por meses, por vezes sem receber visita nenhuma", proporcionavam alegria, o que o motivou a continuar fazendo da música um instrumento para amenizar sofrimento.
“Comecei a fazer este trabalho de voluntário tocando saxofone nos hospitais em 2018, inicialmente no Ophir Loyola e, posteriormente, nos outros hospitais da rede pública de Belém. Hoje, atuo em quase todos os hospitais da região”, acrescentou.

Maria de Jesus Cabral de Oliveira, 61 anos, moradora de Icoaraci (distrito de Belém), disse que se emocionou com os louvores tocados pelo saxofonista. “A apresentação foi linda e emocionante. Essas atitudes levantam o astral das pessoas que estão internadas. Me surpreendi, pois tem momentos que fico sozinha, quando minha filha volta ao trabalho, e eu estava meio triste. Mas quando escutei aquela música linda, aquele louvor, foi uma coisa maravilhosa. Louvores para Deus, para Jesus, justamente para nós, que precisamos estar com Ele aqui, para dar nossa saúde e ânimo”, ressaltou a paciente.
“Em uma parceria voluntária com o artista Geovanny Morais, hoje fomos presenteados com um repertório muito especial. O projeto de musicoterapia 'Clínica Sonora' nasceu com o objetivo de oferecer, mesmo que por um breve período, um momento de relaxamento e conforto para todos”, disse a analista de Humanização Watuzi da Silva.
Segundo Wesley Rodrigo Furtado da Silva, 23 anos, foi muito bom “já acordar com música, e logo com uma música animada, um forrozinho, que gosto muito, e que afastou a minha tristeza. O Hospital deve fazer isso mais vezes”.
“O projeto se alinha perfeitamente com uma das principais diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH): a Clínica Ampliada. Mais do que apenas tratar doenças, a Clínica Ampliada nos convida a cuidar do indivíduo de forma integral. Isso significa que o foco se expande para a pessoa por trás do diagnóstico, considerando seus sentimentos, sua história de vida e seu contexto social”, enfatizou Watuzi da Silva.
Serviço e estrutura - O PSRM dispõe de 119 leitos, distribuídos entre os setores de pronto atendimento adulto e pediátrico, internação e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Conta também com seis salas cirúrgicas totalmente equipadas, aptas a realizar procedimentos de média e alta complexidade, inclusive videocirurgias minimamente invasivas, que aceleram o tempo de recuperação dos pacientes.
Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM é um dos pilares da reestruturação da saúde pública promovida pelo Governo do Pará.