Rádio Escolar incentiva escrita dos alunos da Escola Oneide de Souza Tavares
A Escola Estadual Professora Oneide de Souza Tavares, localizada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, fez na sexta-feira (14) programação especial para os alunos em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no último dia 11. Na ocasião, foram feitas apresentações de diversos projetos que a escola desenvolve. Houve ainda a inauguração da Rádio Escolar, que integra o programa Mais Educação.
“Antes do Mais Educação eu não fazia nada, ficava só em casa jogando videogame ou na rua. Agora fico quase o dia todo na escola, aprendendo”, disse o estudante do 7º ano Lucas Cardoso, 13 anos, um dos sete alunos que foram selecionados para participar do projeto Rádio Escolar, que leva para dentro da escola a estrutura de uma rádio para que os estudantes possam desenvolver habilidades na área da comunicação.
“O programa tem duração de seis meses. Nos dois primeiros meses, eles aprendem a teoria, como a forma de escrever e como falar na rádio, e depois aprendem tudo na prática, como é o trabalho de um profissional de rádio mesmo”, descreveu o coordenador da rádio, professor Adilton da Mata. A Rádio Escolar irá ao ar durante o intervalo das aulas, no período da manhã e da tarde, com o objetivo de levar informação aos alunos sobre as atividades desenvolvidas na escola, como as oficinas do Mais Educação, detalhes sobre a merenda escolar e informes da diretoria.
Apesar da inauguração da rádio ter ocorrido nesta semana, não é a primeira vez que os alunos têm contato com a área de comunicação social. Já que a escola também dispõe de um estúdio de televisão. Intitulado “Oneide TV”, o projeto oferece aos alunos estrutura para coberturas de todos os eventos da escola.
Preparação – São as oficinas de Letramento que dão suporte para todas as atividades do Mais Educação, servindo de base também para os projetos voltados para a comunicação. Os estudantes são incentivados a praticar a escrita, a leitura e a produção textual, por meio de poesias e música, criando assim os mecanismos necessários para que os alunos desenvolvam essas competências.
Assim como a língua portuguesa, que é trabalhada no contraturno dos estudantes, projetos de ciências e matemática também são ofertados aos alunos de forma diferenciada. Isso porque a escola Professora Oneide Tavares tem o projeto “Sala Ambiente”, em que cada aluno tem uma sala específica para cada disciplina. Segundo a diretora da escola, Cleide Moraes, a iniciativa melhorou na conservação das salas.
“A ideia de salas ambientadas foi proposta por uma das nossas professoras na semana pedagógica no ano passado, que adotamos. No decorrer das aulas conseguimos perceber que os alunos deixaram de fazer pichações nas salas, pois agora eles não ficam sempre na mesma sala, então isso de certa forma inibe essas atitudes”, avalia.
O Programa Mais Educação consiste em oferecer aos alunos atividades extracurriculares no contraturno das aulas que os integrem ao ambiente escolar e dessa forma combatem os índices de repetência e evasão escolar. A coordenadora do programa Mais Educação da escola, Luiza Romário, esclarece que, para seguir no projeto, os alunos precisam estar comprometidos com a atividade. “É interessante que os alunos que participam tenham boas notas, sejam alunos comprometidos com os estudos e tenham presença nas aulas”.