Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Comunidades tradicionais têm oportunidade de moradia digna com programa habitacional Sua Casa

Benefício garantiu a mais de 1,5 mil indígenas, quilombolas e ribeirinhos a oportunidade de uma moradia digna

Por Kátia Aguiar (COHAB)
01/09/2025 15h10
A casa concluída da dona de casa Andrea Monteiro Soares

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), beneficiou mais 1,5 mil famílias pertencentes às comunidades tradicionais com o programa habitacional Sua Casa, no período de 2019 até 2025.

Quilombolas indígenas e ribeirinhos tiveram a oportunidade de construir, reformar, ampliar ou adaptar suas residências - neste caso, famílias com pessoas com deficiência (PCD).

Segundo o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, garantir acesso à moradia digna vai além de melhorar os índices do déficit habitacional no Estado do Pará. “É acolhimento, é abrigo, é segurança de um futuro melhor para cada uma dessas famílias, que sonharam com a casa própria, seja para o ribeirinho, que vive às margens do rio, para o indígena em seus territórios ou os quilombolas”, pontuou Pioneiro.

Para a dona de casa Andrea Monteiro Soares, que vive em Soure, na Região de Integração do Marajó, a oportunidade veio para mudar a realidade de uma vida inteira em uma casa de madeira, com problemas em sua estrutura . “Eu recebi as duas etapas do benefício e construí uma casa de alvenaria, na antiga, de madeira, chovia muito dentro e agora posso viver com meus filhos. Ainda tem umas coisas que quero finalizar, mas garanto que já está maravilhosa”, pontua. 

Servidora da Cohab cadastra ribeirinha

O Programa Habitacional Sua Casa foi criado em 2019 pelo governador Helder Barbalho e já contemplou mais de 120 mil famílias em todo o Estado do Pará. O benefício é composto de ajuda financeira para a compra de material de construção e também para pagamento da mão de obra do pedreiro. Com o benefício, o recurso pode chegar a R$ 21 mil.

Serviço: As inscrições para o Programa Sua Casa podem ser feitas na sede da Cohab, em Belém, para moradores da Região Metropolitana, no horário das 8h às 14h e nos demais municípios há inscrições por meio do trabalho intimidante da Cohab. A inscrição é gratuita.

Cheque do benefício Sua Casa

Para participar do programa, os  interessados devem atender aos seguintes critérios:

I - Renda familiar de até três salários mínimos;

II - Não possuir outro imóvel;

III - Ser maior de dezoito anos ou emancipado;

IV - Ter família constituída com no mínimo dois integrantes;

V - Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional no âmbito Municipal, Estadual e Federal; e

VI - Comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.

As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais, podem ser atendidas de modo excepcional em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.