Afuá recebe a 4ª edição do Forte Fight Naurú, com apoio do Governo do Pará
O torneio reuniu 50 atletas em 25 lutas, no tradicional Casarão da Barduca, contemplando quatro modalidades: jiu-jitsu (no-gi, gi e submission), MMA, kickboxing e boxe

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a cidade de Afuá, no Arquipélago do Marajó, sediou neste sábado (30), a IV edição do Forte Fight Naurú, considerado o maior evento de artes marciais da região.
O torneio reuniu 50 atletas em 25 lutas, no tradicional Casarão da Barduca, contemplando quatro modalidades: jiu-jitsu (no-gi, gi e submission), MMA, kickboxing e boxe.
O evento também promoveu integração regional ao receber competidores de municípios do Marajó — Anajás, Chaves, Portel e Breves — e do Amapá, incluindo Santana, Pedra Branca e Macapá.

Entre os destaques da programação, estiveram o GP de Submission, com disputa do cinturão da categoria galo, além de lutas de cinturão no kickboxing (peso galo), boxe (peso médio ligeiro) e a defesa de cinturão na categoria peso pena, que animaram o público presente.
Presente ao evento, o secretário de Esporte e Lazer da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a prática esportiva no interior do Estado.
“O Forte Fight Naurú já é um marco no calendário esportivo do Marajó, promovendo inclusão, oportunidades para os atletas locais e integração com outros Estados. O Governo do Pará tem esse compromisso: apoiar o esporte em todas as modalidades, em todas as regiões, para que nossos jovens possam trilhar caminhos de sucesso dentro e fora dos ringues”, destacou o secretário.

O organizador do evento, Jonny Batista, destacou a importância do apoio do Governo do Pará, e a presença do secretário da Seel, Cássio Andrade. “Quero muito aqui agradecer ao apoio do Governo do Estado do Pará, e da Seel, em nome do nosso secretário e amigo Cássio Andrade, que quando conheceu o povo do nosso projeto, não mediu esforço para nos apoiar e investir para que esse evento possa proporcionar aos jovens do Marajó, muito a alegra e lazer. Então, só temos a agradecer ao Governo e ao secretário”, afirmou.

O jovem ganhador do cinturão de 52kg, Alessandro dos Santos, mas conhecido como Poatan, ressaltou a conquista do cinturão e do apoio do Governo do Pará.
“Conquistei o cinturão de cinquenta e dois, é muito difícil estar aqui, um sonho realizado! Quero agradecer o apoio do Governo e da Seel, pois é um grande incentivo aqui para o nosso projeto social esportivo, também para jovens atletas como eu, que agora estou segurando esse cinturão”, disse.
O Forte Fight Naurú consolida Afuá como referência em eventos de artes marciais no Norte do país e reforça o papel do Governo do Pará, por meio da Seel, na valorização e fomento do esporte como instrumento de transformação social e valorização cultural no Marajó.