Semas realiza capacitação em educação ambiental para técnicos municipais de Baião e Mocajuba
No evento também foram discutidas ações do Governo do Pará visando à sustentabilidade e à gestão ambiental descentralizada
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, entre os dias 25 e 29 de agosto, a capacitação em Educação Ambiental voltada para técnicos ambientais nos municípios de Baião e Mocajuba, no nordeste paraense. A ação abordou temas relevantes, como políticas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, permacultura (sistema de planejamento e prática que integra agricultura, uso da terra e modos de vida sustentáveis), planejamento plurianual, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e planejamento estratégico tático e operacional para conservação ambiental.
As ações têm como diretriz difundir a educação ambiental no Pará em consonância com os preceitos instituídos pela legislação, no que tange aos princípios e instrumentos da gestão ambiental, a fim de propor políticas de elaboração, planejamento, coordenação e articulação de planos, programas, projetos e ações.

“As atividades foram conduzidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas e foram destacadas de forma positiva pelos participantes, que reforçaram a relevância do encontro para o fortalecimento técnico e institucional dos municípios. A iniciativa reforça o compromisso do governo do Estado, por meio da Semas, em promover o desenvolvimento sustentável e a integração entre Estado, prefeituras e sociedade civil”, informou Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.

Qualidade de vida - Também foram discutidas ações do Governo do Pará relacionadas à sustentabilidade e à gestão ambiental descentralizada. Essas ações são essenciais para a gestão do meio ambiente no Pará, ajudando a compreender os processos que auxiliam o indivíduo e a coletividade na construção de valores voltados à conservação do meio ambiente, importantes para a promoção da qualidade de vida e a sustentabilidade.
Kailani Monteiro, aluna do curso de Química da Universidade Federal do Pará (UFPA), disse que teve a oportunidade de participar do treinamento de Educação Ambiental, importante para sua formação como profissional e cidadã.
“Sem dúvida, é um momento de grande aprendizado, de troca de experiências, de discussões importantes, e poder participar contribuiu muito para a minha formação. Esse treinamento vem formando multiplicadores de Educação Ambiental capazes de aplicar políticas públicas, desenvolver a sociedade em prol de um futuro melhor, aplicar práticas mais sustentáveis e conscientizar a população. Ter um espaço para falar sobre as nossas experiências regionais e diárias, mostra que a Educação Ambiental também faz parte de um movimento local”, complementou Kailani Monteiro.
A atividade reuniu mais de 25 participantes, entre profissionais da área, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) e da sociedade civil, além de técnicos do Núcleo de Gestão de Meio Ambiente da Secretaria de Obras de Mocajuba.
Texto: Vinicius Silva - Ascom/Semas