Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA
English Version

Programação do Estado incentiva prevenção ao uso de drogas na UsiPaz Icuí-Guajará

Evento integra a Semana Paraense de Prevenção e Combate às Drogas, que oferece ações educativas, emissão de documentos, atendimento ao consumidor e monitoramento de direitos violados

Por Igor Oliveira (SEJU)
30/08/2025 16h17

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), promoveu neste sábado (30), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), o terceiro dia da programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas. Com o tema “Esporte, saúde e cidadania”, a ação ocorreu na Usina da Paz Icuí-Guajará, em parceria com as secretarias de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), de Esporte e Lazer (Seel) e de Saúde Pública (Sespa) Polícia Civil e Fundação Parápaz.

Houve ações educativas, emissão de documentos, atendimento ao consumidor e monitoramento de direitos violados, além de apresentações culturais e esportivas, e exposição de produtos de feiras solidárias.

“Quero agradecer a colaboração de todas as instituições nessa ação porque o trabalho de prevenção às drogas requer esse esforço conjunto. O combate às drogas não envolve somente repressão. Antes de chegar nisso, trabalhamos na conscientização e no diálogo com jovens, pais, família, e toda a rede que o governo alcança”, afirmou o titular da Seju, Evandro Garla.

Jussane Vilhena e o secretário Evandro Garla

Informação e coletividade - Moradora do Icuí-Guajará, Jussane Vilhena foi em busca de uma nova carteira de identidade. “É importante que tenha essa oportunidade para se informar, principalmente para os mais jovens. Eu não sabia, por exemplo, que o cigarro eletrônico era tão prejudicial assim para a saúde”, disse Jussane.

No evento foi enfatizada a importância do esporte e da cultura na prevenção ao uso de drogas. Sobre a prática de atividades físicas, o professor de karatê na UsiPaz Icuí-Guajará, Sayssy Fayal disse que, “além da questão da saúde física, elas também trabalham a socialização, o sentido de coletividade e melhoram o foco para se manter longe das coisas erradas”.

Sayssy Fayal, professor de Karatê: atividades físicas melhoram o sentido de coletividade

A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas prossegue até 2 de setembro (terça-feira), com o tema “Drogas, direitos humanos e novos olhares”, com o objetivo de ampliar o debate sobre os impactos do uso de substâncias psicoativas e a importância da prevenção, especialmente entre crianças e jovens.