Capacitação da Segup em Santa Izabel visa melhorar o atendimento a grupos vulneráveis
Foram capacitados 46 servidores vinculados a órgãos ligados do estado e município

Entre os dias 27 e 28 de agosto a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), realizou a capacitação de 46 servidores vinculados ao atendimento de grupos vulneráveis vítimas de violência. A iniciativa foi realizada em um Centro Cultural, no centro de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém.
A formação atendeu servidores da Polícia Militar do Pará, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros do Pará, Departamento de Trânsito (Detran), guardas municipais, prefeitura municipal, secretaria municipal de defesa social, secretaria de administração, planejamento e finanças, além dos centros CRAS, CREAS e CAPS.
A capacitação visa mudar a cultura institucional de acolhimento às vítimas, permitindo o atendimento humanizado nos casos em que a pessoa atendida pertença a um grupo vulnerável. As aulas abordaram o histórico de crime e violência, direitos humanos, conceitos, causas, tipos e legislação e as leis Maria da Penha e do feminicídio. As aulas também instruíram sobre protocolos de atuação e encaminhamento das vítimas.
Para o titular da Segup, Ualame Machado, as capacitações demonstram um compromisso do Estado na atuação social por meio das forças de segurança.
“Esta capacitação promovida pela Segup em Santa Izabel é um passo crucial para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente aos grupos vulneráveis em nossa comunidade. Ao investir no treinamento de nossos profissionais, estamos fortalecendo a rede de proteção social e assegurando que todos os cidadãos recebam o apoio necessário em momentos de dificuldade. Este é um compromisso do Governo do Estado com a igualdade e a justiça social”, destacou.

Uma das participantes, a secretária de Defesa Social de Santa Izabel, Helen Alves, acredita que a capacitação impactará idretamente no trabalho intersetorial desenvolvido pelo órgão.
“É um trabalho que vem discutir em tese hoje a questão da vulnerabilidade. Nós sabemos o quanto a gente precisa atuar nisso. O município tem um propósito de estar desenvolvendo ações voltadas justamente para essa fragilidade e estamos sempre à disposição. O município de Santa Isabel vai estar à disposição receber capacitações dessa forma para que a gente possa estar contribuindo cada dia com os nossos munícipes”, afirmou.
Para a militar do 12º Batalhão da Polícia Militar, cabo Chiara Ribeiro, que atua em São Izabel, os dois dias de formação foram engrandecedores. “Tiramos dúvidas e estamos mais preparados para realizar um bom atendimento a esses grupos, bem como podemos entender melhor agora qual o papel de cada órgão institucional em cada atendimento”, destacou.