Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE
English Version

Sedap e Instituto Mamirauá realizam Feira do Caranguejo de Soure no próximo domingo (31)

Serão ofertados cerca de 500 caranguejos e produtos da agricultura familiar, além de vendas de artesanatos. Não faltarão o famoso "toc toc" e apresentações de grupos de carimbó

Por Rose Barbosa (SEDAP)
28/08/2025 15h39
Estrela da programação, o caranguejo extraído diretamente da Resex será ofertado in natura e em derivados como massa além de pratos típicos que utilizam o crustáceo

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), será realizada no próximo domingo (31), a Feira do Caranguejo no município de Soure, no arquipélago do Marajó. Será vendida uma média de 500 caranguejos in natura, transportados de maneira sustentável, por meio de basquetas ecológicas, que acondicionam o crustáceo de maneira adequada. Também serão ofertados derivados como pata e massa de caranguejo extraído diretamente da Reserva Extrativista (Resex) do município, além de outras iguarias feitas à base de crustáceos como torta salgada, salpicão, camusquim, além de produtos da agricultura familiar. 

A Feira do Caranguejo ocorrerá em frente ao mercado municipal. As vendas iniciarão às 08h até às 12h. Além de alimentos, a feira ofertará a comercialização de plantas medicinais e de artesanatos produzidos pelos moradores da Resex. Dois dias antes da programação, será realizada uma capacitação aos 50 tiradores de caranguejos atendidos pelas ações conjuntas da Sedap e do Mamirauá. Esse trabalho, como informou o coordenador de Pesca da secretaria, Salomão Guimarães, está contemplado no Termo de Cooperação firmado entre as instituições e que foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28). 

“Antes da realização da feira a Sedap, por meio da Coordenadoria de Pesca, fará uma capacitação aos usuários da Resex sobre o transporte sustentável do caranguejo. Essa ação será a primeira de um conjunto de ações oriundas do Termo de Cooperação”, anunciou Guimarães. 

Durante a Feira em Soure será ofertada uma média de 500 caranguejos

Com a capacitação e feira extrativista da Resex, a Sedap objetiva fortalecer os processos de manejo participativos dos recursos naturais com foco no desenvolvimento econômico sustentável, conforme ressaltou o coordenador de Pesca.

“A Sedap irá pegar o modelo da tradicional Feira do Pescado, que ocorre anualmente por ocasião da Semana Santa, e levará ao município uma versão mais compacta, respeitando suas especificidades. Essa será a primeira que faremos, mas ao longo do ano, em conjunto com o Instituto Mamiaurá, faremos em outras áreas de preservação”, anunciou Guimarães. 

Transporte - Desde 2015 que a Sedap incentiva o transporte sustentável do caranguejo. Os resultados são positivos, como avaliou o oceanógrafo e técnico em Gestão de Pesca e Aquicultura da secretaria, Thiago Oliveira, que junto com o engenheiro de Pesca, Ediano Santos, ficará responsável pela capacitação levada aos pescadores da Resex de Soure. Segundo ele, além do transporte, é importante capacitar os participantes para que eles tenham consciência da dimensão do custo que isso pode representar verdadeiramente na vida deles.

“A intenção é dar essa dimensão econômica, melhorar o entendimento deles para que tenham um protagonismo e uma oportunidade de entender melhor o valor econômico do produto que eles têm; o ‘toc toc’ é muito bem valorizado, mas o pescador ainda não tem esse entendimento de organização para auferir no lucro melhor para a vida dele”, observou. 

Nas comunidades de Resex trabalhadas pela Sedap – em municípios como São João da Ponta, Curuçá e Augusto Corrêa, por exemplo, os pescadores já aguardam a realização de programações da secretaria, como a Feira do Pescado, conforme observou o engenheiro de Pesca, porque eles já têm consciência do quanto vale o trabalho deles e do quanto podem ganhar.

A cartilha foi lançada em 2020 e apresenta informações de como manejar e transportar o caranguejo com toda segurança.

De acordo com Oliveira, mais de 3 mil pescadores de 50 comunidades já foram capacitados com a prática de transporte sustentável do caranguejo. A Sedap lançou em 2020 a cartilha “Manejo do caranguejo-uçá: o método de embalagem para o transporte sustentável” contendo informações de como manejar e transportar o caranguejo com toda segurança. 

A metodologia começou a ser empregada no Estado em 2011, de forma experimental pelos técnicos da extinta SEPAq (Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura) - que foi integrada à então Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) - atual Sedap - utilizando como inspiração experimentos produzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com o apoio institucional do Governo estadual, a cartilha tem entre os autores o sociólogo Patrik Passos, que na ocasião era servidor da SEPAq/Sedap. A cartilha está em sua segunda edição e está disponível na Coordenadoria de Pesca da Sedap. 

Durante a ação em Soure, serão distribuídas pelo Instituto Mamiaurá, 50 basquetas aos tiradores de caranguejo do município. 

A programação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Soure, da Associação dos Usuários da Resex de Soure (Assuremas), Rede Mães do Mangue, Rede Cuíra, Rare, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A programação é financiada pelo  GEF (Fundo para o Meio Ambiente Mundial) com supervisão da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Além da oferta de caranguejo, haverá apresentação dos grupos de carimbó Eco Marajoara e Vida Ativa. 

Serviço: A Feira do Caranguejo de Soure será realizada em frente ao Mercado Municipal, localizado no centro do município, das 08h às 14h, do próximo dia 31. Serão ofertados pratos típicos para comer na hora e também caranguejo fresco e armazenado de forma sustentável para levar pra casa.