Ações integradas da 64ª fase da Operação Curupira apreendem materiais em duas bases fixas
Foram adotados procedimentos de investigação e interdição pelos órgãos competentes

Duas ações de fiscalização realizadas na terça-feira (26), pelas equipes de segurança e fiscalização que integram a 64ª fase da Operação Curupira, coordenada pelas secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), apreenderam materiais como tratores e toras de madeiras e lavraram procedimentos. Estiveram envolvidos efetivos das bases fixas de Novo Progresso e Uruará.
Na frente de Novo Progresso o alvo foi uma área de desmatamento em Trairão. No local, uma área desmatada, foi localizado um trator, materiais, além de diversas toras cortadas. A área será mantida em monitoramento considerando o alto índice de retirada de madeira. Os proprietários serão intimados e foram adotados quatro procedimentos, sendo dois termos de apreensão e dois termos de destruição.
Na frente de Uruará, o alvo era uma área de exploração legal de madeira. Ainda na estrada de acesso ao alvo, foram derrubadas várias árvores com o intuito de impedir as ações de fiscalização, as quais foram removidas pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar. Neste ponto, realizou-se, então, sobrevoo com drone o qual atestou outras obstruções.

Assim, as equipes incursionaram à pé por cerca de 6 km até a exploração. Na área foram observados vários pátios para armazenamento de tora, quase em sua totalidade vazios ou com refugo. A área está situada dentro de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), voltado para agricultura familiar. O órgão será notificado para abertura de investigação sobre extração ilegal e desmatamento daquela área.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca que, desde o início das ações em 2023, a Operação Curupira demonstra assertividade no combate à crimes ambientais e na preservação da fauna e flora do Pará.
“A Operação Curupira demonstra, mais uma vez, a efetividade da integração entre as secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente no combate aos crimes ambientais. As ações realizadas na terça-feira, com a apreensão de tratores e toras de madeira, e a lavratura dos procedimentos cabíveis, comprovam o sucesso da nossa estratégia de atuação conjunta. O empenho dos efetivos das bases fixas é fundamental para garantir a proteção do nosso meio ambiente e a segurança da população”, disse.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destaca que: “A Polícia Militar do Pará mantém seu compromisso com a proteção da Amazônia. A Operação Curupira demonstra o empenho do sistema de segurança em fiscalizar, coibir práticas ilegais e apreender equipamentos utilizados no desmatamento e na exploração irregular de madeira. Seguiremos atuando de forma firme e constante para preservar o meio ambiente e garantir que a lei seja cumprida”, afirmou.
O diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Tobias Brancher, ressaltou a importância da atuação integrada: “As operações reforçam o papel da Semas na proteção dos recursos naturais e no combate às práticas ilegais que degradam a Amazônia. A apreensão de equipamentos e a lavratura de procedimentos administrativos são medidas fundamentais para desarticular a cadeia do desmatamento ilegal. Nosso compromisso é assegurar que a floresta seja preservada e que as atividades sigam dentro da legalidade e da sustentabilidade”, destacou.

Operação Curupira - Deflagrada em fevereiro de 2023, a Operação Curupira segue atuando a partir de três bases fixas nos municípios de São Félix do Xingu, Novo Progresso e Uruará. Até o momento, já foram realizadas mais de 2.260 fiscalizações, mais de 90 prisões em flagrante; 27 fianças arbitradas, 52 inquéritos policiais instaurados; mais de 180 intimações emitidas; 220 autos de infração; 58 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), 679 munições apreendidas e ainda, mais de 200 armamentos apreendidos.
As ações da Curupira visam o combate ao desmatamento ilegal e a exploração dos recursos naturais da floresta amazônica, sendo integradas por equipes Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Polícias Militar, Civil e Científica e Corpo de Bombeiros Militar.