Comunidade participa das intervenções na Avenida Duque de Caxias com doação e plantio de árvores
Integração dos moradores à requalificação urbana de importante via de Belém fortalece o legado da COP30

Servidora pública federal aposentada, Mirian Sena realizou um sonho antigo. Moradora do entorno da Avenida Duque de Caxias, em Belém, ela doou e participou diretamente do plantio de cinco mudas de árvores, no projeto de requalificação realizado ao longo de uma das vias mais movimentadas da capital paraense.
Mirian Sena comemorou a oportunidade de contribuir com a manutenção de espécies vegetais e, consequentemente, com a qualidade de vida da população em uma das obras que integram o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na capital paraense.
“Servi ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) por mais de 35 anos, e é daí que vem o meu carinho pelo verde, da possibilidade de preservar e proporcionar bem-estar com a sombra das árvores. Moro aqui na região da Duque de Caxias há 60 anos, e sempre tive vontade de plantar esses ipês, que foram germinados por mim e pelo meu marido. São árvores que vão trazer conforto térmico, dando mais condições para que as pessoas possam desfrutar de todo esse benefício que estamos recebendo aqui a partir da COP30”, disse a aposentada.
Ela destacou ainda as melhorias executadas na Nova Duque de Caxias, que incluem revitalização da ciclovia, pista de passeio, espaços de esporte, lazer e convivência. “A obra está magnífica, proporcionando condições para uma boa caminhada, por exemplo. Só o visual já fica maravilhoso. Hoje, a gente fala na COP30 em novembro, mas é um benefício eterno para todos nós. Esse corredor ecológico vai permanecer para muitas gerações. A gente só tem que agradecer por esse trabalho que está sendo feito na Duque de Caxias, pois aqui eu fui criada, criei os meus filhos e pretendo continuar usufruindo por muitos e muitos anos”, afirmou.
Avanços nas obras - O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), avança com os serviços na Avenida Duque de Caxias. Em junho, o Estado retirou os tapumes das quadras incluídas na primeira etapa das obras, no trecho entre as travessas Antônio Baena e Humaitá, já liberando a população para utilizar a nova ciclovia, a pista de passeio e as áreas de lazer com academia ao ar livre, bancos, lixeiras, mesas de jogos, locais para piquenique e espaço pet.
Na Humaitá foi instalada uma travessia coberta, que oferece abrigo contra sol e chuva, além de gerar conforto em mais um ponto de descanso.

As obras são fruto de convênio firmado entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, que abrange centenas de ruas e avenidas de Belém. As intervenções ainda incluem a pavimentação asfáltica e sinalização da via, revitalização das rotatórias, instalação de canteiros, drenagem, piso com acessibilidade tátil, plantio de grama e mudas e nova iluminação.