Estado e Exército formalizam a criação do Colégio Militar de Belém
O governador Simão Jatene, e o Comandante Militar do Norte, General Oswaldo Ferreira, assinaram, na tarde desta segunda-feira, 17, o protocolo de intenções que formaliza a instalação do Colégio Militar de Belém (CMBel). A instituição já está com as inscrições abertas e será inaugurada oficialmente no dia 12 de janeiro, quando a capital paraense comemora 400 anos de fundação.
A sede do colégio será instalada no prédio centenário que abrigava a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), na avenida Almirante Barroso. Esta, por sua vez, passará a funcionar no imóvel do Centro Integrado de Governo (CIG), na avenida Nazaré.
De acordo com o General Oswaldo Ferreira, a assinatura do termo apenas ratifica um projeto que vai marcar a educação do Estado. “Essa iniciativa tem um bom tempo, mas só foi realizada por força de um trabalho bem feito e em conjunto. Essa não é uma instituição de ensino apenas, é de educação. Agora já temos todos os documentos assinados e vamos dar esse presente a Belém na festa de 400 anos da cidade”, afirmou.
Também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen; o diretor geral da EGPA, Ruy Martini e o senador Flexa Ribeiro, outro entusiasta do projeto. “É um trabalho que podia levar muitos anos, mas não faltou crença nele e ele será um novo patamar na educação do Pará”, comentou o senador.
Para o Governador Simão Jatene, o colégio militar traz mais que um projeto pedagógico novo para Belém. “Esse colégio ajuda também a forjar uma sociedade com valores e princípios. Trazer essa instituição para Belém é realizar um sonho, ela é uma escola de referência e com muita demanda de vários estados. Tivemos que ir algumas vezes a Brasília, no comando do Exército para fazer dar certo. Mas tenho certeza que se não fosse muitas mãos e corações envolvidos não realizaríamos esse sonho”, declarou.
EGPA
De acordo com o diretor geral da EGPA, Ruy Martini, a mudança traz benefícios ao funcionamento da escola. “O projeto de arquitetônico do CIG já está finalizado. Não vamos perder nenhum metro quadrado. Não teremos nenhum prejuízo em termos de infraestrutura, vamos preservar os mesmos espaços acadêmicos que temos hoje. Não vamos comprometer nenhum de nossos projetos, nem a execução atual. Na verdade, nós ganhamos, porque pela localização nós passamos a ter oportunidade de planejar ações em três turnos. Temos a possibilidade de ofertar formações na parte da noite agora”, esclareceu.
COLÉGIO MILITAR
Os alunos interessados em cursar o 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Militar de Belém (CMBel), a partir de 2016, têm até o dia 11 de setembro para se inscrever no concurso que vai preencher as 42 vagas abertas pelo Exército Brasileiro.
O Colégio Militar de Belém (CMBel) será o 13º Estabelecimento de Ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que atende a 15 mil jovens em todo o País. O CMBel é resultado de uma parceria entre o Exército Brasileiro, o governo estadual, a Prefeitura de Belém e parlamentares paraenses.
As inscrições acontecem, presencialmente, na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), sede do CMBel, situada na Avenida Almirante Barroso, nº 4348, bairro Souza, em frente ao quartel do 2º Batalhão de Infantaria de Selva. As inscrições podem ser feitas das 9h às 11h e das 14h às 16h. Informações adicionais e outros documentos referentes ao Concurso de Admissão poderão ser obtidos no Manual do Candidato no site www.cmn.eb.mil.br.