Projeto de escola estadual do Pará vence concurso de rádio da Câmara dos Deputados
O podcast 'Rádio Passarinho', da Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, venceu o 3º Concurso 'Eu e a Lei de Programas Radiofônicos’, na categoria de 10 a 14 anos
Com um projeto que une criatividade, leitura, escrita e comunicação, a Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, venceu o “3º Concurso Eu e a Lei de Programas Radiofônicos”, promovido pela Câmara dos Deputados. O podcast “Rádio Passarinho - asas da educação”, desenvolvido por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, foi o vencedor da competição da Rádio Câmara e Plenarinho.

A iniciativa da escola visa integrar práticas educativas ao uso de ferramentas de comunicação para proporcionar uma experiência formativa, que alia os conteúdos curriculares à expressão criativa e ao protagonismo estudantil. Para o concurso, a estudante Bruna Reis foi escolhida para representar o projeto com a obra “Fake News: cuidado com o que você acredita!”, na categoria de 10 a 14 anos.
Para a estudante, o resultado é motivo de orgulho. “Eu escrevi a obra que concorreu no concurso, e foi incrível participar. Esse prêmio é uma conquista para mim, para a minha escola e para todos nós, da Rádio Passarinho”, complementou Bruna.

Estímulo - O professor que idealizou o projeto, Benedito Machado, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes. “A gente precisava fazer a recomposição da aprendizagem para ajudar alunos que precisam ler e escrever. Eu já trabalhava com o Projeto Rádio Escola, então decidi incorporar a ideia em sala de aula porque esse projeto faz com que a criança tenha que escrever, discutir, analisar a escrita, ler para gravar os programas, ou seja, ao produzir o programa, tudo isso é estimulado. A gente tem exemplos de alunos que eram mais tímidos, que precisam melhorar mais e, com o Projeto Rádio Escola, eles se desenvolveram, ganharam confiança e melhoraram a leitura visivelmente”, assegurou Benedito Machado.
Com o objetivo de incentivar e valorizar a produção infantojuvenil de obras radiofônicas com temática relacionada às leis que regem o País e seu impacto na vida de crianças e adolescentes, o concurso "Eu e a Lei" seleciona projetos produzidos por crianças e adolescentes de 10 a 17 anos para veiculação no programa “15 minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara.
A cerimônia de premiação do 3º Concurso "Eu e a Lei de Programas Radiofônicos" está marcada para o dia 25 de setembro, em Brasília (DF), quando os estudantes receberão certificado de premiação. Além disso, os estudantes terão as obras vencedoras veiculadas em uma edição especial do programa “15 minutos de Cidadania”, e participarão de entrevistas e/ou gravação de outros programas da Rádio Câmara, da TV Câmara e do Plenarinho.