Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMAS AGROFLORESTAIS
English Version

Ideflor-Bio e Escola Tecnológica de Salvaterra instalam sistema agroflorestal em comunidade

Parceria interinstitucional permite que alunos concluintes do curso técnico de Meio Ambiente apliquem, na prática, as teorias adquiridas nas aulas

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
26/08/2025 09h29

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio do Escritório Regional do Marajó Oriental, realizou a instalação de um Sistema Agroflorestal (SAF) na comunidade São Marcos, área rural do município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó. A ação foi feita em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Salvaterra.

De acordo com a gerente do Escritório Regional do Marajó Oriental do Ideflor-Bio, Osiane Barbosa, a parceria com o espaço de aprendizagem tem se fortalecido cada vez mais e outras ações correlatas estão previstas para o futuro. Ela disse, ainda, que a iniciativa foi importante para a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula. 

“Essa ação permitiu a aplicação das teorias e práticas ambientais que foram ensinadas em sala de aula. A utilização das matérias primas, fornecidas pelo Ideflor-Bio, junto dos conhecimentos práticos e técnicos repassados durante o curso de técnico em Meio Ambiente, foram essenciais para a adubação orgânica e o manejo do solo”, destacou.

O professor do curso técnico em Meio Ambiente, José Guilherme, ressalta que ações como essa trazem diversos benefícios não só para os alunos, como também para a comunidade. “Essas ações, que integram o Instituto, a EETEPA com a Comunidade, promovem benefícios socioeconômicos, ambientais e sociais, como a recuperação de solos e paisagens, a promoção da biodiversidade, o aumento da segurança alimentar, a geração de renda e o fortalecimento de comunidades locais”, enfatizou.

O educador também pontua que o SAF instalado na comunidade rural vai trazer diversos benefícios para a população, como sustentabilidade econômica, social e ambiental. Premissas que também se assemelham com os propósitos do Ideflor-Bio. 

Texto de Sinval Farias, com a supervisão de Vinícius Leal / Ascom Ideflor-Bio