Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO
English Version

Em Ananindeua, posto de coleta do Hemopa completa dois anos com mais de 73 mil pessoas beneficiadas

Unidade no Shopping Metrópole soma mais de 18 mil doações de sangue e reforça importância da descentralização do serviço de hemoterapia na Região Metropolitana de Belém

Por Aline Seabra (HEMOPA)
25/08/2025 19h18

O Posto de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), localizado no Shopping Metrópole, em Ananindeua, completou dois anos de funcionamento nesta segunda-feira (25), consolidando-se como referência de solidariedade e acesso ao serviço de hemoterapia na Região Metropolitana de Belém. Desde a sua abertura, a unidade já recebeu 22.879 comparecimentos, resultando em 18.327 doações de sangue, que beneficiaram diretamente 73.308 pessoas.

Instalado em um dos maiores centros comerciais de Ananindeua, o posto tem como objetivo aproximar o ato de doar sangue do dia a dia da população, oferecendo praticidade, segurança e conforto. Em dois anos, o espaço mostrou sua relevância no fortalecimento da hemorrede estadual, ajudando a manter os estoques de sangue em níveis seguros e garantindo atendimento a pacientes em tratamento em todo o Pará.

Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a descentralização da coleta de sangue na Região Metropolitana de Belém tem sido fundamental para ampliar o alcance do serviço e estimular a solidariedade da população.

“A descentralização faz parte de uma estratégia do Hemopa de estar cada vez mais próximo da população, incentivando e promovendo a doação de sangue. O Posto de Coleta do Shopping Metrópole é um exemplo altamente compensador, pois trouxe um crescimento expressivo no número de doações e contribuiu para o aumento de novos doadores”, destacou.

O gestor enfatizou ainda o impacto direto da unidade no abastecimento da hemorrede estadual. “Hoje, temos uma média de 30 coletas diárias no Metrópole, o que gera um estoque significativo para atender a rede hospitalar em procedimentos transfusionais. É um ganho não apenas para Ananindeua, mas para todo o Pará, que depende do gesto de solidariedade dos voluntários para salvar vidas”, reforçou o presidente.

Para o médico do Hemopa, Heidrian Adam, a descentralização tem sido fundamental para ampliar o alcance do serviço. “Estamos muito felizes em celebrar esses dois anos da unidade. Aqui no coração de Ananindeua, conseguimos acolher a comunidade local e reforçar a importância de doar sangue. Toda a equipe do Hemopa está preparada para receber os doadores com respeito e carinho”, afirmou.

Heidrian Adam - médico do Hemopa “É uma alegria celebrar dois anos acolhendo a comunidade de Ananindeua.”

A assistente social da Gerência de Captação de Doadores, Marcela Silva, destacou que a unidade ampliou o alcance do Hemopa na região. “Nesses dois anos vimos um aumento significativo nas doações e comparecimentos. Atendemos doadores de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides. Isso mostra a importância da descentralização para manter os estoques e garantir atendimento aos hospitais do Pará”, ressaltou.

Marcela Silva – assistente social da Gerência de Captação de Doadores “A descentralização ajuda a manter os estoques e salvar mais vidas.”

A população também reconhece a importância de ter uma unidade próxima. Foi o caso da faxineira Maria Francileide Cunha Oliveira, que realizou sua primeira doação motivada pela luta do filho de um amigo contra a leucemia.

"O sangue é vida, salva vidas. Vim doar porque esse pai é uma pessoa muito querida e o filho dele está precisando. Ter essa unidade aqui no Metrópole facilita muito, porque até Belém seria muito longe", destacou a moradora do bairro Curuçambá, em Ananindeua.

Maria Francileide Cunha Oliveira – doadora “O sangue é vida, salva vidas.”

Além de reforçar o compromisso institucional com a descentralização do serviço, o Posto de Coleta também tem sido um espaço de mobilização social, recebendo doadores regulares e novos voluntários motivados a contribuir com a causa.

Serviço -  O Posto de Coleta do Hemopa, em Ananindeua, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Shopping Metrópole Ananindeua.  Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal).