Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza oficina com representantes de hospitais de ensino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/08/2015 15h26

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Comissão Estadual de Apoio à Certificação dos Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino (CCHE), realizou nesta terça-feira (18), em Belém, a “Oficina de Compartilhamento de Experiências sobre o processo de Certificação dos Hospitais como Hospitais de Ensino do Estado do Pará”, que teve como objetivo apoiar e avaliar o processo de Certificação e Recertificação dos hospitais com base na atual Portaria Interministerial nº 285, de 24 de março de 2015, que redefine o Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (HE).

Segundo informou a coordenadora do CCHE da Sespa, Ana Vicentina Santiago, o principal produto da oficina “será a construção de estratégias visando aumentar nossa capacidade de solução de problemas, ajustados durante a análise e avaliação do processo a partir do compartilhamento de experiências entre os hospitais”. Ela explica que a Comissão assume o papel de apoiar, assessorar, acompanhar e avaliar o processo de Certificação dos Hospitais Públicos e Filantrópicos, bem como unidades de saúde estratégicas como unidades de ensino e pesquisa para servirem de campo de prática para a formação e desenvolvimento de profissionais de saúde para o SUS.

Ainda segundo Ana Vicentina, trata-se também de uma oportunidade de se discutir questões ligadas à certificação e configurá-las como políticas introdutórias de mudanças, em meio aos desafios de manter o apoio à preceptoria em favor da qualificação crescente da assistência e do ensino. “O hospital de ensino é essencial para o aperfeiçoamento do SUS, por ser referência assistencial de alta complexidade e formar recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas, técnicas e incorporação de novas tecnologias que colaborem para a melhoria das condições de saúde da população”, explicou.

Além da secretária adjunta de Saúde do Estado, Heloisa Guimarães, e do assessor especial da Sespa, Helio Franco, o evento contou com a presença de diretores e gestores dos Hospitais de Ensino do Estado do Pará, incluindo os Hospitais em processo de Certificação. Na oportunidade, os representantes dos hospitais fizeram uma apresentação de 15 minutos sobre o referido processo de certificação ou recertificação utilizando como base o quadro de avaliação das dimensões de um HE, que a CCHE já distribuiu antes do evento, que aconteceu no auditório do Hospital Ophir Loyola, em Belém.

Na ocasião, a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Lizomar Moia, relatou a trajetória da instituição que há 11 anos é reconhecida como Hospital de Ensino por dois ministérios, o da Saúde e o da Educação. “Trata-se de uma missão repleta de desafios diários, que proporciona espaços mútuos e coletivos de treinamento em serviço, de forma técnica e científica, melhorando assim a qualidade da assistência oferecida aos usuários”, definiu Lizomar. Em seguida, a presidente da instituição, a médica Rosângela Brandão, enumerou conquistas já realizadas pela instituição e as metas ainda a serem avançadas, em favor da manutenção de atender o paciente com a melhor qualidade possível.

Outro expositor da oficina, o médico diretor de Ensino e Pesquisa do hospital Ophir Loyola, Fabrício Tuji, lembrou que, como hospital de alta complexidade, o HOL é um campo de pesquisa para profissionais que atuam na assistência e ensino e que a meta é aperfeiçoar, continuamente, a assistência, ensino e pesquisa, em benefício da valorização do profissional e da saúde. Em 2009, o hospital foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como hospital de ensino, título reconquistado em 2011 e 2013, e procura manter os cuidados com a qualificação continuada da mão de obra e da área de ensino e pesquisa para beneficiar os novos residentes.

A Oficina fez parte das premissas do Plano Estadual de Apoio à Certificação de Serviços de Saúde Pública em Unidades de Ensino e Pesquisa, apresentado pela CCHE da Sespa em outubro de 2014, com a finalidade de desenvolver a Política Estadual de Apoio à Certificação de Serviços Públicos em Unidades de Ensino e Pesquisa, considerando que até o momento o que existia era apenas o interesse particular de cada instituição hospitalar. De caráter integrado, a proposta é que o Plano seja concluído até 2018. Além dos hospitais públicos estaduais, hospitais regionais gerenciados por organizações sociais e hospitais universitários, o Plano abrange os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sob gestão da Sespa, e o Centro da Saúde Escola da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Até o momento, cinco hospitais do Pará são certificados como hospitais de ensino: Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Hospital Ophir Loyola, Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. Encontram-se em processo de certificação os hospitais regionais de Altamira, Marabá, Tucuruí, Metropolitano de Ananindeua, Redenção e Conceição do Araguaia, além do hospital Bettina Ferro e do hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, localizado em Bragança.