Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Pará destaca turismo sustentável e bioeconomia como caminhos para o desenvolvimento da Amazônia

Evento internacional marca lançamento de publicação sobre regeneração territorial e reforça protagonismo do estado na preparação para a COP30

Por Jamille Leão (SEMAS)
22/08/2025 22h12

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), participou nesta semana do lançamento internacional do livro Regenerando Territórios, Amazônia Viva e Turismo Sustentável, durante o Seminário sobre Turismo Sustentável, realizado no Sesc Ver-o-Peso, em Belém. A iniciativa reuniu lideranças locais, especialistas, representantes de comunidades e instituições para debater estratégias que integrem turismo, regeneração ambiental e desenvolvimento socioeconômico na região.

Desenvolvido pelo Instituto Aupaba, com a colaboração da Semas e da Universidade Federal do Pará (UFPA), o livro foi produzido a convite da Embaixada do Brasil na Alemanha e propõe reflexões sobre o papel do turismo como vetor da bioeconomia na Amazônia, em especial no território paraense.

“O livro é essencial para as reflexões sobre o turismo e a bioeconomia na Amazônia, compreendendo o potencial do turismo na região paraense como um vetor importante da bioeconomia, a partir de suas vocações bioculturais e da conscientização da preservação ambiental”, destacou Ágila Chaves Rodrigues, coordenadora de Gestão de Programas e Projetos da Semas.

Turismo como motor da bioeconomia

Durante o seminário, que antecede as discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025, foram apresentados painéis com temas estratégicos, como Turismo e Bioeconomia: Oportunidades para o Pará; Turismo que Cuida; Modelos éticos que priorizam comunidades e ecossistemas; e Transformação Turística de Impacto, com foco na preparação do estado como referência global em turismo regenerativo.

Para a secretária adjunta de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy, o turismo sustentável tem papel fundamental na valorização dos territórios amazônicos. “O turismo sustentável e as indicações geográficas são ferramentas poderosas para dar visibilidade, valor e identidade aos nossos territórios. O turismo, quando bem conduzido, aproxima o mundo da Amazônia real — aquela que encanta, acolhe e ensina”, afirmou.

Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia
Um dos destaques da programação foi a apresentação dos avanços na implantação do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, iniciativa do Governo do Pará vinculada ao projeto Porto Futuro II, em Belém. O espaço está sendo planejado como uma vitrine permanente da bioeconomia amazônica e reunirá, em um só local, projetos empreendedores, pesquisas científicas e produtos desenvolvidos a partir do conhecimento tradicional e da biodiversidade local.

“O Parque é uma resposta concreta do Pará à urgência climática e ao compromisso com uma transição justa. Nosso objetivo é mostrar que é possível aliar desenvolvimento econômico à preservação ambiental, valorizando os saberes locais e promovendo inclusão produtiva”, reforçou Camille Bemerguy.

Com foco na sustentabilidade e geração de renda, o Parque busca promover conexões entre comunidades tradicionais, setor produtivo, academia e investidores, consolidando o estado como liderança na bioeconomia amazônica e referência internacional em soluções baseadas na natureza.

Texto de Vinicius Silva/Ascom Semas