Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Arcon expõe trabalhos e busca intercâmbio no Congresso Brasileiro de Regulação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/08/2015 18h50

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) é a grande representante do Estado no IX Congresso Brasileiro de Regulação, que começou nesta segunda, 17, e vai até a próxima quinta-feira, 20. O evento, realizado no Centro de Covnenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), contou com a palestra do técnico da Arcon, Antônio Paulo Monteiro de Souza, no primeiro dia do encontro. O tema da apresentação foi “O Transporte Intermunicipal de Passageiros - Desafios da Regulação, Controle e Fiscalização em um País Chamado Pará”.

Antônio Souza traçou um perfil do trabalho que a agência vem desenvolvendo na ordenação do transporte, principalmente o fluvial, em todo o Pará. Ekle também falou sobre os 18 anos de atuação da agência. “Estamos conseguindo, cada vez mais, alcançar a excelência no trabalho de regulação, controle e fiscalização do transporte hidroviário no Estado, garantindo a segurança dos usuários e a qualidade do transporte”, disse o técnico.

O palestrante utilizou a incidência de acidentes envolvendo grandes embarcações no Estado para exemplificar o sucesso do trabalho desenvolvido pela Arcon. O último foi o do “Sobral-Santos 2”, há 30 anos, às proximidades de Óbidos, quando cerca de trezentas pessoas morreram. O tema apresentado foi elaborado por Antônio Paulo Monteiro de Souza, Gilberto Felipe Barbosa Junior, Raimundo Celso Rodrigues da Cruz e Fernando Tobias Gonçalves.

O detalhamento do trabalho realizado pela Arcon no Estado foi exposto no estande que o órgão possui no evento. Além de informações técnicas sobre a atuação do órgão, inclusive na área de saneamento e energia elétrica, os visitantes também encontram uma decoração regional que conta com castanha-do-Pará, biscoito de castanha, cachaça de jambu, fitas do Círio de Nazaré e pequenas peças da cerâmica marajoara.

A consultora da área de energia, Márcia Lins, se disse impressionada com as peculiaridades do trabalho desenvolvido pela agência paraense. “Eu nasci no sul, uma região com estados de pouca extensão territorial e muitas estradas. Conhecer o trabalho de regulação, principalmente nas áreas de energia e transporte, num estado gigantesco como o Pará, cheio de rios, ao mesmo tempo em que assusta, mostra que desafios são feitos para serem vencidos”, opinou.

O diretor-geral da ARCON, Andrei Castro, disse que os grandes objetivos da agência paraense no congresso estão sendo alcançados. “Viemos aqui para mostrar nosso trabalho, mas viemos também para estreitar laços não somente com agências reguladoras nacionais, mas também com agências estaduais, trocando experiências e compartilhando erros e acertos”, revelou.

O intercâmbio buscado pela Arcon visa, principalmente, as áreas de saneamento e o marco regulatório de ferrovias. No saneamento, o objetivo é ajudar os municípios paraenses na implantação de projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Já no campo das ferrovias, a intenção é trocar informações para auxiliar o governo na implantação da ferrovia estadual, ligando o sul do Pará ao porto de Vila do Conde.