Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em Brasília (DF), estudante da rede estadual representa o Pará no programa Jovem Senador

Aluna Rebeca Marinho, do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), em Belém, vivenciou as atividades de rotina do legislativo federal

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
22/08/2025 12h36

Vencedora do Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2025, a estudante Rebeca Marinho, que cursa a 3ª série do ensino médio no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), em Belém, representa o Pará em Brasília (DF). Há cinco dias, ela tem experienciado a vivência legislativa, além de discutir temas relevantes sobre o país e trocar conhecimentos com estudantes de todo o Brasil, o evento termina nesta sexta-feira (22). 

Promovido pelo Senado Federal, o Concurso de Redação do Jovem Senador objetiva incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Nesta edição, o concurso trouxe o tema “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”.

Rebeca compartilhou o quanto esses dias no distrito federal tem sido enriquecedores. “A experiência está sendo transformadora e surreal, nunca me imaginei em Brasília e agora estou em Brasília. Aqui tive o privilégio de conhecer a deputada Erika Hilton. Todos nós, jovens de cada unidade da federação, estamos realmente tendo a experiência de como ser um senador. A gente tem agenda, uma correria absurda, a gente almoça na correria também, e a gente cumpre o horário rigorosamente. Tive a honra de conhecer um dos nossos senadores, uma experiência incrível”, contou ela.

Para a estudante, participar do Programa Jovem Senador é uma oportunidade de grandes aprendizados. “Estou aprendendo sobre política, eu nunca fui muito informada sobre, porém agora a gente está aprendendo detalhadamente, minuciosamente, cada parte da política, cada parte dos três poderes, como funciona. E a gente não está só aprendendo, como vivendo e praticando a política”, compartilhou a estudante. 

“Aqui foi muito discutido sobre como os jovens podem ajudar a combater a crise climática. Eu espero levar conhecimento para a minha escola, e orgulho também. Para casa, eu pretendo levar mais informação, porque apesar de eu morar na capital do Pará, eu moro no bairro periférico, e há muita falta de conscientização sobre o tema. Acredito que essa experiência vai impactar na minha carreira, minha futura profissão, porque eu pretendo cursar Direito e eu nunca me imaginei ingressando na política, mas agora é um ponto a se pensar”, destacou Receba, que contou com o apoio e orientação da professora Natália Silva, para o desenvolvimento das competências textuais.

Programa Jovem Senador - Criado pelo Senado Federal em 2005, o programa convida estudantes de escolas públicas e privadas de cada estado para desenvolver projetos de interesse social. O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os estudantes do ensino médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente entre os jovens cidadãos.