Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ideflor-Bio discute implementação do Plano de Recuperação e Gestão da APA Triunfo do Xingu

No encontro entre representantes do Ideflor-Bio e da Systemica foram analisados os primeiros passos da mobilização, que prevê a recuperação de áreas degradadas

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
21/08/2025 17h28

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) realizou reunião virtual para discutir o Plano de Recuperação e Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O encontro contou com a participação de membros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e da organização Systemica, vencedora da primeira concessão para reflorestamento de terras públicas no Brasil com aproveitamento de Créditos de Carbono de Restauração (ARR).

Desenvolvido pelo Governo do Pará, por meio da Semas e do Ideflor-Bio, com participação do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), o projeto prevê a concessão de 10,3 mil hectares na APA Triunfo do Xingu, em Altamira, município do oeste paraense. A região ilegalmente desmatada será reflorestada por meio da iniciativa privada.

A reunião virtual contou com a participação de gestores da Semas e organização Systemica

Com prazo de concessão de 40 anos, o projeto prevê a recuperação de 10,3 mil hectares de floresta e o sequestro de 3,7 milhões de toneladas de carbono, o equivalente a 330 mil voos ao redor do planeta De acordo com um estudo do governo paraense, o investimento estimado é de R$ 258 milhões. A expectativa é gerar uma receita de R$ 869 milhões, além de criar aproximadamente 2 mil empregos na região. 

O projeto também faz parte do compromisso do Estado com a redução do desmatamento e a valorização da floresta viva. Dados do Sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que, entre julho de 2023 e agosto de 2024, o Pará registrou queda no desmatamento de 28,4%. Em junho de 2024, o Estado registrou a maior redução - 41% - dos alertas de desmatamento para o mês de junho desde 2019, segundo dados do Inpe.

Mobilização - De acordo com o gerente da Região Administrativa do Xingu do Ideflor-Bio, Marco Aurélio Oliveira, a reunião foi realizada para apresentar aos membros da organização ideias e planos sobre o projeto. “Essa reunião foi promovida por nós, do Ideflor-Bio, para aproximar os participantes desta ação, visando dar conhecimento da mobilização realizada pela empresa Systemica na questão do meio ambiente e preservação ambiental, por meio da preservação de áreas e recuperação de locais degradados”, disse o gerente.

Marco Aurélio Oliveira reforçou a previsão de recuperação de mais de 10 mil hectares de áreas desmatadas na APA Triunfo do Xingu, e acrescentou que o Plano de Recuperação e Gestão deve gerar mais de 2 mil empregos para moradores da região.