Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO POPULAR

Projeto Biizu leva oficinas à Parauapebas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/08/2015 12h05

O município Parauapebas, no sudeste do Estado, recebeu entre os dias 12 e 16 a Conferência da Juventude da Regional Carajás, organizada pelo projeto Pro Paz Juventude, da Fundação Pro Paz. A programação abriu espaço para as oficinas do Biizu, projeto da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), voltadas a jovens e profissionais da comunicação, que levou aos participantes do evento mini cursos de Comunicação Comunitária, com Ângelo Madson, e de Audiovisual com Cezar Moraes. 

O projeto está acompanhando a programação da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude no Estado do Pará, que já levou a onze municipios paraenses as regionais que servem de preparação ao evento final que será realizado em Belém, em data ainda a ser definida. Nesses encontros são elaboradas as propostas que serão agregadas ao plano Estadual da Juventude, criado de forma coletiva e colaborativa por todos os jovens do Pará. E o Biizu integra a programação das regionais exatamente com o objetivo de fortalecer a democratização da comunicação para o melhor embasamento das políticas públicas que estão sendo propostas.

Com base nessa premissa, o facilitador da oficina de Comunicação Comunitária, Ângelo Madson, busca aliar a teoria à prática, fazendo com que os alunos explorem o meio rádio para levar informação à comunidade onde vivem. "Durante as oficinas eles recebem dicas e orientações de como produzir um programa de rádio e, ao final, expoem coletivamente o resultado desse aprendizado." 

“Centros comunitários, escolas estaduais e municipais, centros de convivência da melhor idade, igrejas que desenvolvam trabalhos sociais ou qualquer outro espaço onde as pessoas possam produzir conteúdo que contribua para a democratização da mídia. Esses são os ambientes ideais para levarmos as nossas oficinas”, ressaltou Erika Vilhena, uma das coordenadoras do projeto Biizu.

As mesmas oficinas serão levadas agora à Ourilândia do Norte, próximo município a receber um evento preparatório à 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. As inscrições para o evento estarão abertas entre os dias 18 e 22. Cada oficina do Biizu ofertará 30 vagas.