Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação policial termina com 18 presos nas cidades de Almeirim e Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/08/2015 13h29

O Sistema de Segurança Pública do Pará concluiu, nesta quarta-feira, 19, a operação "Temporada de Caça", que resultou nas prisões de 18 pessoas por envolvimento em tráfico de drogas nas cidades de Almeirim e Santarém, região do Baixo Amazonas. A ação começou no dia 17, com objetivo de desmantelar uma organização criminosa que utilizava os rios para escoar drogas desde Manaus, no Amazonas, até Belém e Ananindeua. Parte dos presos foi transferida hoje pelo Grupamento de Polícia Fluvial (GFlu) de Almeirim para Santarém, onde ficarão recolhidos no complexo penitenciário Silvio Hall de Moura.

Além de drogas, os policiais apreenderam quatro armas de fogo e munições, e também resgataram tartarugas, espécie considerada em risco de extinção. No total, 51 agentes participaram da operação, entre policiais civis, vinculados às Diretorias de Polícia do Interior e Especializada; policiais militares e o Grupamento de Polícia Fluvial de Segurança Pública. A operação foi planejada para dar cumprimento às prisões preventivas decretadas pela Justiça de Almeirim contra integrantes do grupo criminoso e aos mandados de busca e apreensão domiciliar nas casas dos acusados. Dos 18 presos, 12 foram capturados em Almeirim e os demais em Santarém. Cinco deles foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, os demais por ordem judicial de prisão preventiva.

Os presos em flagrante são Walter da Silva Ferreira, Waldiney Ferreira, Orismar Lacerda Mercês e Jorlete Machado do Amaral - presos por tráfico e associação para o tráfico de drogas - e Nelson de Jesus Marques da Silva - por porte ilegal de arma de fogo. Estavam com mandado de prisão preventiva decretada Daniela Dayle Mercês Sandim, Frank da Costa Vaz, Ilaércio dos Prazeres Maciel, Joel Dutra Corrêa, Isac Ferreira de Souza, José Roberto Marques da Silva, Gilmar de Souza Farias, Germano Farias do Nascimento, Ailton Morais de Souza, Francisco Magalhães Pinto e Soraia Silva Moraes.

Também foram presas duas mulheres acusadas de participação em assaltos a embarcações. Elas foram surpreendidas fazendo o abastecimento de drogas no lugar dos maridos que estão presos.