Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Benefício Habitacional do Governo do Pará garante moradia digna para famílias de Soure

Desde de 2019, mais de 1,2 mil famílias foram beneficiadas com o cheque Sua Casa no município, no arquipélago do Marajó

Por Kátia Aguiar (COHAB)
20/08/2025 15h27

Muito mais que areia, cimento, madeira, entre outros itens que compõem a lista dos materiais de construção civil, o benefício habitacional Sua Casa - que chegou às famílias em vulnerabilidade social em Soure, no arquipélago do Marajó -, traz junto alento, esperança, realização de sonhos e, principalmente uma vida melhor. 

A dona de casa Liliane Nascimento não conteve a emoção ao relatar como era sua casa antes e como está agora, em que pode oferecer um lar completo para sua família, com sala, cozinha e três quartos para seus filhos. “Eu vivia numa palhoça, era muito ruim, lutava muito vendendo cocada nas ruas, mas nunca conseguia construir nada, aí quando chegou o cheque pude fazer minha casa e hoje faltam alguns detalhes e acabamentos, mas para mim está linda toda em alvenaria e, posso dar um conforto melhor para minha família”, conclui com um sorriso.

A dona de casa Soeli Cabral também relata que vivia em uma casa de palha, e que receber o benefício trouxe muita alegria e felicidade para a família dela. “Com certeza hoje vivemos bem melhor. Eu já tinha conseguido levantar dois compartimentos quando recebi o cheque, aí fui e finalizei minha casa”, relata a marajoara.

Liliane e Soeli estão entre as mais de 1,2 mil famílias que receberam o benefício habitacional Sua Casa de 2019 até agora em Soure, município insular, que segundo o último censo do IBGE/2022 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possui mais de 20 mil habitantes.   

O benefício habitacional estadual tem como objetivo garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido pelo “Sua Casa”, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) pode chegar até 21 mil reais. 

Segundo a Cohab, de 2019 a 2025 cerca de 10 mil famílias do arquipélago do Marajó receberam o benefício habitacional Sua Casa. 

O recurso disponibilizado gratuitamente deve ser usado na construção, reforma, ampliação ou adaptação da moradia em casos da família ter pessoa com deficiência (PCD).

Para o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, o programa habitacional Sua Casa cumpre ao longo de sua trajetória uma importante função social, “se estabelecendo com um dos maiores programas habitacionais do Brasil, uma vez que, já beneficiou mais de cem mil famílias em todo Pará, garantindo acesso à moradia digna”.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Tem prioridade para receber o benefício  vítimas de sinistros e desastres naturais, mulheres chefes de família, idosos e pessoas com deficiência.