Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA DO LIVRO
English Version

Estudantes da rede pública estadual protagonizam atividades no estande da Seduc

Entre as atividades oferecidas, a oficina 'Produção de vídeos em realidade virtual' apresentou técnicas de gravação e edição de conteúdos em 360°

Por Ivana Barreto (SEDUC)
19/08/2025 15h56

Com oficinas criativas, lançamentos de livros e exposições, estudantes da rede pública estadual têm sido protagonistas das atividades promovidas no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém. A iniciativa integra tecnologia, inovação e práticas pedagógicas, que valorizam o protagonismo juvenil e a aprendizagem na prática.

Estudantes na oficina sobre inovação tecnológica

Na oficina "Produção de vídeos em realidade virtual", realizada nesta terça-feira (19), foram apresentadas técnicas de gravação e edição de conteúdos em 360°, com uso de óculos de realidade virtual.

O professor do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), Relinaldo Oliveira, ressaltou a importância de inserir os estudantes nesse universo tecnológico. “Apresentamos aos alunos como produzir vídeos em 360 graus, utilizando câmeras específicas que já fazem parte do acervo do Ciseb. Nosso objetivo é formar esses jovens para que possam implementar esse conhecimento em suas escolas, registrando atividades pedagógicas e divulgando em diferentes plataformas, como o YouTube. É uma forma de fortalecer o aprendizado e dar visibilidade às práticas escolares”, explicou.

Segundo o professor, a presença da Seduc no evento reforça a convergência entre educação, inovação e sustentabilidade. “O Ciseb é hoje uma referência regional e nacional. Estar aqui é mostrar que tecnologia e sustentabilidade já fazem parte do cotidiano escolar, estimulando o protagonismo dos estudantes e seu engajamento na construção do conhecimento”, completou.

Experiência - A estudante Samara Nayane, da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Teixeira Gueiros, localizada no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), disse que foi “muito interessante a oficina. Foi uma experiência nova; aprendi bastante. Gostei da parte da entrevista. Não sabia que podia participar assim, e ser protagonista. Foi bem legal”.

A programação no estande da Seduc também incluiu o lançamento de livros produzidos pelos próprios estudantes, inspirados em suas vivências, além de exposições de cartazes literários, oficinas tecnológicas e atividades de educação ambiental.

O espaço da Seduc integra a 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, promovida pelo Governo do Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e ficará aberto à visitação até sexta-feira (22).