Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO DOURADO
English Version

Hospital Ophir Loyola alerta: amamentar também protege a saúde da mulher e ajuda a prevenir o câncer de mama

Além de fortalecer o bebê, a amamentação também protege a saúde da mãe e pode reduzir o risco da doença

Por Brenna Godot (HOL)
19/08/2025 16h00

No Hospital Ophir Loyola (HOL), referência oncológica no Pará, 1.608 mulheres estão em tratamento contra a doença até junho de 2025, o que reforça a importância de difundir a informação neste Agosto Dourado.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), durante a amamentação ocorre uma redução nos níveis de estrogênio — hormônio relacionado ao desenvolvimento de tumores mamários. Além disso, o processo de renovação celular nas mamas elimina células que poderiam sofrer alterações genéticas.

Médica oncologista Dra. Danielle Feio

A médica oncologista do HOL, Dra. Danielle Feio, explica que a proteção está ligada ao tempo total de amamentação ao longo da vida: “Quanto maior o tempo total de aleitamento, maior a proteção. Pesquisas indicam redução média de 4% no risco de câncer de mama para cada 12 meses acumulados de amamentação. Isso acontece porque há menor exposição aos estrogênios, estímulo da diferenciação das células mamárias e eliminação de células com possíveis danos no DNA durante a lactação.”

Ela reforça a necessidade de ampliar o acesso à informação: “Divulgar esse conhecimento é fundamental. Muitas mães sabem do benefício para o bebê, mas não associam à própria saúde. Essa conscientização pode motivar mais mulheres a iniciar e manter a amamentação pelo tempo recomendado, fortalecendo políticas públicas que impactam tanto a saúde infantil quanto a prevenção do câncer na mulher.”

Além da amamentação, hábitos saudáveis também ajudam a reduzir o risco da doença, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e adotar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e fibras, com menos ultraprocessados.

Paciente Maria Rita da Silva

A paciente Maria Rita da Silva, 65 anos, em acompanhamento no HOL, compartilha sua experiência: “Procuro manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada, exercícios leves e momentos de lazer. Acredito que o pensamento positivo e a fé ajudam muito na recuperação. Cada dia é uma oportunidade de cuidar de mim mesma.”

Com otimismo, ela deixa uma mensagem de apoio a outras mulheres: “Acredite, fortaleça sua fé e confie no tratamento. Cerque-se de pessoas que transmitam alegria e espalhe amor. Cada gesto de cuidado consigo mesma faz diferença.”

Além de contribuir para a prevenção do câncer, a amamentação favorece a recuperação pós-parto, auxilia na perda de peso, fortalece o vínculo mãe-bebê e ajuda a prevenir a depressão pós-parto. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos ou mais.

Neste Agosto Dourado, o Hospital Ophir Loyola reforça seu compromisso com a saúde da mulher e lembra: amamentar é um gesto de amor que protege duas vidas.

Texto: Vinicius Campos - estagiário Ascom/HOL