Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JOAPA

Competição reúne 700 atletas da Região do Rio Capim

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/10/2017 00h00

A abertura da Regional Rio Capim dos X Jogos Abertos do Pará (Joapa) transformou o Ginásio Municipal Dr. Silas Freitas, de Mãe do Rio, no palco de uma grande festa com direito a apresentações culturais, acendimento da pira olímpica e o tradicional juramento do desportista nesta quarta-feira (18). A cidade sedia a terceira etapa da competição, que reúne 700 atletas de dez municípios da região. Eles se enfrentarão em seis modalidades até o próximo domingo (22).

“Este projeto é muito importante para o desenvolvimento de esporte no Pará e para o fortalecimento da cidadania entre os nossos atletas. Estamos escrevendo um grande capítulo do Joapa e da vida desses jovens”, enfatizou Renilce Nicodemos, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Os dez municípios integrantes desta regional são: Aurora do Pará, Tomé Açu, São Miguel do Guamá, Garrafão do Norte, Mãe do Rio, Irituia, Concórdia do Pará, Bujaru, Paragominas e Ipixuna do Pará. Esta é a primeira vez que Mãe do Rio sedia uma etapa regional do Joapa.

“Receber esta competição esportiva na cidade é uma grande oportunidade de influenciar as crianças e jovens a seguir por esse caminho”, destacou o prefeito de Mãe do Rio, José Rabelo, assegurando que a integração que será vivida durante esses dias é importante para a aproximação dos municípios da região.

Em 2005, a Seel realizou a primeira edição dos Jogos com o objetivo de reforçar valores sociais como a tolerância, cooperação e respeito, ultrapassando barreiras culturais, étnicas e territoriais, por meio da prática esportiva.

A atleta de basquete e veterana do evento, Daliene Oliveira, explica que os Jogos Abertos representam uma grande oportunidade para o desenvolvimento do esporte amador. “O Joapa é uma fonte de sonhos e de esperança para os atletas, que tem aqui a chance de revelar seu talento, mostrar a habilidade e amor pelo esporte. Não é só sobre ganhar, é sobre compartilhar alegrias”, defendeu. 

Um total de 22 árbitros atuará nas competições, fato que foi esclarecido durante o congresso técnico realizado na tarde desta quarta-feira (18), onde as comissões técnicas das delegações puderam confirmar inscrição. O município sede e Paragominas possuem as maiores equipes, com 93 atletas cada, seguidos por Iritua, com 82.

As competições começam na manhã desta quinta-feira (19) no ginásio e nas quadras poliesportivas do município. As delegações poderão competir nas categorias feminino e masculino, em seis modalidades: vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol de areia e tênis de mesa.