Planetário Móvel leva público da Feira do Livro ao 'lado negro da luz'
A experiência, promovida pela Universidade do Estado do Pará, mostra a beleza do céu sem a interferência de luzes artificiais e da poluição, evocando memórias da infância

Memórias da infância, passada no município de Óbidos (nordeste paraense), vieram à tona para a dona de casa Alessandra Albuquerque durante a sessão de observação do céu em 360°, “Dark Side of Light”, promovida pela Cúpula Móvel do Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama", coordenada pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), durante a programação da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, evento realizado em Belém.

“Quando criança, tenho a lembrança de brincar na frente de casa no interior e ficar contando as estrelas com meus amigos. Hoje em dia, não conseguimos mais ter essa experiência, seja por conta das diversas luzes da cidade e da poluição, que faz com que a gente veja outro céu. Foi muito legal reviver isso”, conta Alessandra, que levou o filho, Heitor Navarro, 12 anos, à programação.
Despertar o interesse para o conhecimento científico e reflexões sobre meio ambiente de forma lúdica e imersiva são os principais objetivos das atividades da Cúpula Móvel do Planetário, que funcionará até a próxima sexta-feira (22), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Condução luminosa - Um público superior a mil participantes já esteve em mais de 35 sessões do Planetário Móvel somente no fim de semana. O diretor do CCPA, Roberto Silva, explicou que cada sessão dura 20 minutos, com uma média de 25 pessoas. “Trazemos uma projeção de 360º, uma ação imersiva, chamada ‘O lado negro da luz’, que provoca uma reflexão sobre a condução luminosa. Nós, que estamos na cidade, temos pouca visibilidade do céu noturno, e essa sessão demonstra toda a beleza que ele representa, e que no dia a dia, por diversas interferências, não temos acesso”, informou o diretor.

A estudante de Psicologia Vitoria Dias, 26 anos, aprovou a experiência. “Foi a primeira vez que participei de uma imersão como essa, e foi muito incrível, totalmente diferente do que eu imaginava. Aprendemos sobre a importância da luz e o quanto que a gente está perdendo disso. Já estou programando de levar minha filha à sede do Planetário, porque tenho certeza que ela ficará encantada. Indico muito a experiência”, ressaltou.
As sessões são gratuitas e voltadas a todas as idades, com linguagem acessível e ênfase na popularização da ciência e da astronomia, que despertam o interesse para questões ambientais e tecnológicas, as quais dialogam diretamente com os objetivos da COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas).

Estande – A Uepa também está com estande no salão principal, oferecendo diversas informações sobre graduação, pós-graduação e projetos de extensão, além da Editora da Uepa (Eduepa), com lançamentos de livros.

“Um dos carros-chefes do estande, com grande procura, é o teste vocacional. O aluno pode chegar e acessar, via QR Code, o teste e ter informações sobre os cursos, os nossos campi, sobre o ensino tanto presencial e a distância. Os nossos alunos também estão aqui no estande, compartilhando experiências da Universidade, o que é muito rico, especialmente para estudantes que buscam ingressar na Uepa”, disse João Sérgio Oliveira, responsável pela Diretoria de Educação a Distância da Uepa.
Serviço: A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ocorre de 16 a 22 de agosto, das 9h às 22h, com entrada até às 21h, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Nesta edição, os homenageados são Mestre Damasceno, cantor e compositor nascido em Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, e a escritora e poeta Wanda Monteiro, que nasceu no município de Alenquer, no oeste paraense.