Belém recebe Mostra Ecofalante de Cinema nesta quarta-feira (20) no Cine Líbero Luxardo
Até dia 3 de setembro, serão exibidos 45 filmes no Cine Líbero Luxardo e no Sesc Ver-O-Peso, com todas as sessões com entrada gratuita

A Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, chega a Belém, nesta semana. De 20 de agosto a 3 de setembro, serão exibidos 45 filmes no Cine Líbero Luxardo e no Sesc Ver-O-Peso. Todas as sessões têm entrada gratuita.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Mostra chega à capital paraense, Belém. Desta vez, quase 60% da sua programação é composta por filmes dirigidos por mulheres. A participação feminina no cinema nacional e internacional inclui diretoras paraenses como Aldira Akay, Beka Munduruku, Rilcélia Akay e Priscilla Brasil.
A abertura da Mostra, dia 20, exclusiva para convidados, será marcada pelo filme "Não Haverá Mais História Sem Nós", da cineasta paraense Priscilla Brasil, que denuncia o histórico processo de exploração da floresta amazônica e revela como o racismo se organiza na ideia do "vazio demográfico".
No Cine Líbero Luxardo, as sessões abertas ao público ocorrerão entre os dias 21 e 27 de agosto e no Sesc de 28 de agosto a 3 de setembro. No site da Mostra é possível conferir mais detalhes sobre a programação.

Homenagem - Nesta edição, a Mostra Ecofalante Pará presta homenagem ao cineasta Hermano Penna, celebrando seu legado com a exibição de "Fronteira das Almas" e "Sargento Getúlio". Penna nasceu no Ceará e sua obra é caracterizada por filmes com temáticas ligadas, sobretudo, ao Norte e Nordeste brasileiros, como a questão dos povos indígenas e o cangaço.
Grande vencedor do Rio Cine Festival, onde acumulou os prêmios de melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem e som, “Fronteira das Almas” (1987) é baseado na situação agrária do país, narrando as dificuldades enfrentadas por um grupo de agricultores no interior de Rondônia. No elenco estão nomes como Antônio Leite, Suzana Gonçalves, Fernando Bezerra e Marcélia Cartaxo.
Já “Sargento Getúlio”, considerado um clássico do cinema brasileiro, é uma adaptação do livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro que acompanha Sargento Getúlio e o motorista Amaro viajando no cumprimento da missão de transportar um preso político de Paulo Afonso (BA) até Aracaju (SE).
Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens de soltar o preso. Desconfiado, ele insiste em prosseguir, o que o transforma em inimigo da ordem. Perseguido e sentindo-se traído, Getúlio vê no cumprimento da missão a única razão de sua existência. O elenco é composto por nomes como Lima Duarte, Fernando Bezerra, Orlando Vieira e Flávio Porto.
O longa foi vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Locarno; melhor filme, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor técnico de som e do prêmio da crítica no Festival de Gramado; Prêmio da Federação de Cineclubes/Unesco no Festival do Terceiro Mundo (França); e o prêmio especial do júri no Festival de Havana.
SERVIÇO:
Mostra Ecofalante Pará
www.ecofalante.org.br
DATA: de 20 de agosto a 03 de setembro de 2025
Entrada gratuita
LOCAIS: Cine Líbero Luxardo – Av. Gentil Bitencourt 650, Nazaré – Belém
Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso – Blvd. Castilhos França 522/523, Campina – Belém
Evento viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura