Pacientes do Hospital do Baixo Amazonas têm passeio na Carreta Talismã em Santarém
Crianças em tratamento na unidade percorreram ruas da cidade na companhia de Fofão, Mário e Luigi e aprovaram a experiência lúdica

A pequena Hadassa Melo, 9 anos, era uma das mais animadas durante o passeio, organizado pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, nesta quinta-feira (14).
Hadassa dançou, pulou, cantou e se divertiu a valer. Ela faz tratamento há quatro anos no HRBA, e foi a primeira vez que teve uma experiência como essa. Para ela, os personagens foram a atração principal.
"Foi legal, divertido. Eu me diverti muito. O que mais gostei foram os personagens. O Fofinho e o Mário são meu preferidos", contou.

Hadassa estava entre cerca de 20 pacientes, acompanhados de familiares e da equipe multiprofissional do hospital. Todos subiram na Carreta Talismã e percorreram a cidade, com música, dança e alegria.
"Esse passeio foi muito bem pensado e articulado. As crianças que vêm para fazer tratamento aqui, dessa vez vieram para este momento especial. Tivemos pacientes que estão internados aqui e conseguiram sair e outros que recebem atendimento oncológico. Foi um momento feliz, de descontração e relaxamento. E, para nós, é gratificante poder proporcionar isso", afirmou a supervisora de humanização do HRBA, Karine Campos.

A ação foi realizada por meio de uma parceria do setor de humanização do hospital; o projeto voluntário Amigos dos Anjos de Deus, que dá apoio aos pequenos em tratamento oncológico e de doenças crônicas e às famílias desses pacientes; da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito; e da organização da Carreta Talismã, que já realiza este trabalho levando diversão às famílias santarenas.
"Foi incrível mesmo. Eu fiquei emocionada de ver as crianças felizes, passeando e saindo da rotina hospitalar. Isso é importante para o tratamento deles. Parabéns ao Hospital Regional por esse momento tão importante", destacou a coordenadora do projeto Amigos dos Anjos de Deus, Aldenora Andrade.

Personagens - A Carreta que levou as crianças é toda iluminada, com músicas infantis tocando durante todo o passeio. Os pacientes foram acompanhados durante o tempo todo por médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais do hospital, para garantir a segurança durante o trajeto, que saiu do HRBA e foi até a orla da cidade.
Mas além deles, o passeio também contou com três companhias especiais: os personagens Fofão, Mário e Luigi animaram todo percurso. Durante as paradas da carreta, eles desciam e dançavam para divertir as crianças, além de arriscarem piruetas e saltos. No final do passeio, subiram para abraçar e tirar fotos com os pequenos.

O artista que trabalha na carreta como Luigi não quis revelar a identidade secreta, mas afirmou que levar alegria às pessoas é sempre gratificante. "Para nós, é sempre especial. Um prazer enorme. Independente da idade, crianças, adultos e até idosos. A gente expressa felicidade a todos eles", ressaltou.
Para quem viu tanta felicidade no rosto da filha durante o passeio, este é um momento que vai ficar marcado. "Foi maravilhoso. Super incrível. As crianças se divertiram, dançaram bastante. Ela saiu da rotina dela. Além de vir para as consultas e exames, ganhou esse passeio. Foi muito importante", explicou a mãe da Hadassa, Jennifer Melo.

"Esse passeio proporcionou, de uma forma muito bacana, extrovertida e animada, uma experiência inesquecível para as crianças. O Hospital Regional é um lugar de acolhimento e tratamento, e além da saúde sempre buscamos o bem-estar dos nossos pacientes. A humanização é um dos grande pilares da nossa gestão. E foi com esse intuito que realizamos esse momento. Estou muito feliz e que seja o primeiro de muitos", concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Serviço - Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.