Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Dia D do Lanche Feliz' descontrai internação de pacientes no Hospital do Marajó, em Breves

A ação acontece todas as sextas-feiras, incluindo este dia 15 de agosto, (feriado de Adesão do Pará à Independência do Brasil), e garante afeto e acolhimento

Por Ascom (Governo do Pará)
15/08/2025 08h55

Com o olhar voltado para o cuidado integral, a gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no arquipélago do Marajó, transforma a rotina de seus usuários que demandam maior tempo de internação hospitalar com o projeto “Dia D do Lanche Feliz”. A ação acontece todas as sextas-feiras, incluindo este dia 15 de agosto, (feriado de Adesão do Pará à Independência do Brasil), e leva mais que alimentos: entrega afeto, acolhimento e o calor humano que fazem toda diferença durante a internação.

Carinhosamente preparado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), cada lanche é pensado para despertar memórias, sorrisos e aconchego, tornando o ambiente hospitalar mais leve e humano. Uma pequena pausa na rotina para lembrar que, por trás de cada cuidado técnico, existe um gesto de amor.

Uma das usuárias contempladas com o projeto foi Márcia de Jesus Teles Pinheiro, 38 anos, que foi hospitalizada devido a uma condição renal e relata estar tendo uma boa experiência no HRPM, destacando a atenção e o cuidado de todos os profissionais que a atendem. “Estou super satisfeita. Desde que eu cheguei, estou sendo bem tratada. Agradeço a Deus e aos profissionais do hospital”, pontuou.

A dona de casa acrescenta que o “Dia D do Lanche Feliz” foi uma grata surpresa, pois não imaginava que o atendimento incluísse projetos de humanização como esse. “Estou feliz, os lanches são deliciosos e super nutritivos, me deu mais ânimo. Todos ficaram satisfeitos com esse projeto maravilhoso. Cada sorriso, gesto e palavra são importantes para o nosso dia a dia aqui”, enfatizou Márcia de Jesus Teles Pinheiro, que agradeceu a iniciativa.

A responsável técnica (RT) pelo Serviço de Nutrição e Dietética, a nutricionista Renata Feio, explica que: “o ‘Dia D do Lanche Feliz’ foi iniciativa do SND para abranger os pacientes de longa permanência no hospital. Todas as sextas-feiras serão oferecidos lanches especiais para os pacientes que ainda não puderam ser desospitalizados no hospital dada as suas condições de saúde. Essa ação visa melhorar a ansiedade do âmbito hospitalar, trazendo conforto por meio da alimentação e melhorando a vivência e proporcionando aconchego e bem-estar”.

Na última edição, a equipe do hospital distribuiu bolo de milho com coco acompanhado de suco. A ação é destinada aos usuários em dieta oral, e todos os alimentos são cuidadosamente planejados pelas nutricionistas, levando em conta a condição de saúde de cada paciente.

Serviço:

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto de Pedro Amorim