Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAIENA E PARAMARIBO

Dois novos voos internacionais colaboram com o crescimento do turismo no Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/08/2015 15h11

Após completar um ano com as rotas internacionais para Lisboa e Miami, conectando o Pará aos Estados Unidos e à Europa, dois novos voos internacionais serão iniciados esta semana no Aeroporto Internacional de Belém, em Val de Cães. Nesta quinta-feira (20) ocorre o voo inaugural para Caiena (Guiana Francesa), por meio da Azul Linhas Aéreas, e no dia 25 será iniciada a rota para Paramaribo (Suriname) pelo Gol. De acordo com a Secretaria de Estado Turismo (Setur) houve o crescimento de 29,8% no fluxo de turistas estrangeiros entre 2014 e 2015 na capital paraense. A expectativa é que os novos voos colaborem ainda mais com o crescimento do turismo no Estado, além de fortalecer o fluxo de negócios entre o Pará e outros países.

A abertura dos novos voos internacionais abre possibilidades não apenas para o turismo de lazer, mas para o fluxo de negócios entre as cidades que agora estarão interligadas. E a procura por estes voos tem sido cada vez mais alta. De acordo com a Infraero, desde o ano passado, já foram feitos 204 voos da rota Belém-Miami, por meio da Tam Linhas Aéreas, com um volume superior a 40 mil passageiros. Na rota Belém-Lisboa, gerenciada pela TAP Portugal, foram realizados 272 voos com mais de 27 mil passageiros.

Atualmente existem nove voos internacionais partindo do Aeroporto Internacional de Belém, sendo que houve um aumento de 12% na média de embarques e desembarques destes voos no último ano.

“Nós temos números que mostram que com estes voos inaugurados em 2014 houve um crescimento de 29,8% no fluxo de turistas estrangeiros quando comparados com o exercício anterior. É indiscutível a importância dessas ações que estão sendo desenvolvidas. O sentido é sempre de mão dupla e assim deve ser entendido. Isso cria outra perspectiva que vai além da ocupação pura e simples dos acentos. Mas uma melhor capacidade de desenvolvimento de mercado, baseado nos negócios que podem ser fortalecidos ou surgirem com essa distribuição geográfica”, explica o secretário Adenauer Góes, titular da Setur.

As duas linhas inauguradas ampliarão este alcance com outros países por meio das conexões dos voos domésticos. Por meio dos voos para Caiena e Paramaribo será possível fazer conexões para o Caribe, América Central, Estados Unidos e Europa.

Para o superintendente da Infraero, Abibe Ferreira, “a implantação de novos voos internacionais em Belém demonstra o empenho em expandir as ofertas para outras regiões, além de demonstrar o potencial da capital e do Estado do Pará em oferecer oportunidades para os passageiros conhecerem mais regiões e outras culturas”.

Caiena, por exemplo, é a maior cidade da Guiana Francesa, e por ser um território francês está integrada a União Europeia e a Zona do Euro. A partir de Caiena é possível fazer conexão com um voo direto para Paris e, além disso, existem vários empreendimentos com investimentos europeus na região. A economia local possui áreas semelhantes às exploradas no Pará como o turismo, pesca, silvicultura, além da extração de ouro.

De acordo com o secretário Adenauer Goés, todas estas iniciativas fazem parte do plano de turismo Ver o Pará lançando em 2011 pelo Governo do Estado.

“O que estamos vendo agora é a concretização deste plano. Todas estas iniciativas que colaborem com o fortalecimento do turismo no Estado são parte do projeto Ver o Pará. A nossa expectativa é que esses novos voos inaugurados permitam um fortalecimento do mercado, não apenas com o platô das Guianas, mas também com Caribe, América Central, Estados Unidos e Europa. Então é fácil perceber o aumento da acessibilidade de pessoas para chegarem a Belém através desses voos, assim como saírem de Belém, criando uma nova saída pelo Norte do país para outros destinos internacionais”, diz o secretário.

Os voos de Belém para Miami são administrados pela TAM e ocorrem aos domingos e quartas. Os voos de Belém para Lisboa, gerenciados pela TAP com parada em Manaus ocorrem as terças, quintas e sábados.

Os voos para Paramaribo e Caiena agora são realizados por três empresas. A Surinam Airways mantém voos às quartas, sextas e sábados, enquanto a Azul (Belém-Caiena) às quintas e domingos e a Gol (Belém-Paramaribo), a partir do dia 25 de agosto, às terças e sábados.