Mais de 900 agentes de segurança vão atuar na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
A 28ª edição da Feira conta com reforço de agentes atuando nas ações desenvolvidas nos sete dias do evento, no local e no entorno, para garantir a tranquilidade de todos

Para reforçar a segurança e garantir a ordem pública, 910 agentes integram o esquema de segurança para as ações durante a 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no período de 16 a 22 de agosto, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. As ações de segurança são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos municipais de segurança e trânsito de Belém.
As ações de segurança incluem o monitoramento das câmeras instaladas no entorno e nas vias de acesso ao Hangar; policiamento ostensivo, ordenamento no fluxo de trânsito, registro de ocorrências em geral na Delegacia instalada na feira e também o registro de ocorrências no Totem de Atendimento à Mulher, que estará no local garantindo o acesso e celeridade no registro de ocorrências e orientações a vítimas de violência doméstica.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o planejamento articulado anteriormente entre os órgãos do sistema de segurança visa, sobretudo, garantir tranquilidade de todos os que trabalham na feira, aos visitantes do evento e ainda moradores do entorno do local, que nesse período recebe um fluxo maior de pedestres e veículos.
“A Segup reúne semanas antes do evento junto a todos os órgãos do sistema estadual de segurança e parceiros que compõe as ações, para realizar um planejamento conforme as necessidades já previstas e também com base na avaliação do que foi realizado no ano anterior, visando garantir com que a segurança e ordem sejam mantidas no local e entorno da feira. É um evento que ocorre durante sete dias, com várias programações, inclusive shows, o que reúne um grande fluxo de pessoas, portanto nós reforçamos as ações para que todos aproveitem e retornem para suas casas seguros. Portanto, estamos atuando com várias ações, seja no trânsito, no monitoramento de câmeras, com Delegacia para registro de ocorrências, se necessário, e esse ano também conta com um totem de atendimento exclusivo à mulher em caso de violência doméstica, podendo até fazer a solicitação de medidas protetivas”, informou o titular da Segup.
Ações e policiamento - A feira contará com um Totem de Atendimento à Mulher, para auxiliar nas demandas voltadas aos crimes e violência contra a mulher, possibilitando o registro de ocorrências, a solicitação de medidas protetivas e orientações, especialmente direcionadas às vítimas.
No local, uma equipe da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) da Segup, também irá reforçar ações de conscientização no enfrentamento a violência contra a mulher em alusão ao Agosto Lilás.
O Centro Integrado de Operações (CIOp) vai reforçar o atendimento e despacho de chamadas 190 e o monitoramento das câmeras instaladas nas vias de acesso e no entorno do Hangar em razão da grande movimentação de público.
O policiamento ostensivo será realizado pela Polícia Militar, com o patrulhamento no policiamento a pé, montado e motorizado, para coibir e inibir ações criminosas e garantir a segurança no entorno da feira com apoio da Guarda Municipal de Belém, no local e no entorno do evento. Agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), também estarão realizando ações de controle de monitoramento na área do evento.
A Polícia Civil irá instalar no Hangar uma Delegacia destinada a atender as demandas que possam surgir no local e fazer o registro de boletins de ocorrências. A PCPA também irá reforçar o plantão nas delegacias que ficam nas proximidades ao Hangar, a exemplo da Delegacia do Marco que estará em funcionamento de 08h às 18h, e a Seccional Urbana da Sacramenta, que terá o plantão reforçado entre 18h à 08h, para atender em casos de procedimentos.
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar também estarão presentes com uma viatura de resgate, equipes de socorristas e atividades de prevenção e controle em casos de emergências e atendimentos pré-hospitalares.
Fluxo de trânsito - Para garantir o ordenamento no fluxo de trânsito, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) vão realizar a fiscalização e ordenamento nas vias de acesso ao Hangar com foco na segurança e fluidez do trânsito. A Segbel fará o bloqueio do retorno em frente ao estacionamento que fica na Av. Brigadeiro Portásio.
Participam do amplo esquema agentes das polícias Civil, Militar, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém e Guarda Municipal de Belém.