Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Estado inicia planejamento estratégico para fortalecer base produtiva em Irituia

Gestores da Codec e da Prefeitura discutiram ações de um plano integrado para avançar no fortalecimento da economia local

Por Thais Menezes (CODEC)
14/08/2025 14h41

O Governo do Pará, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), iniciou nesta quinta-feira (14) um plano integrado para fortalecer a base produtiva e ampliar a competitividade em Irituia, município do nordeste paraense. A ação envolve articulação institucional, atração de investimentos e geração de emprego. 

A primeira reunião, realizada no formato on-line, marcou o início da parceria e definiu o início da formalização do compromisso entre Codec e Prefeitura de Irituia. Esse passo é essencial para viabilizar as próximas fases do planejamento, com levantamento de dados socioeconômicos, elaboração do Guia do Investidor de Irituia e avaliação para criação de uma área econômica incentivada.

Reunião on-line reforça a parceria entre Estado e Município

“Irituia possui áreas com potencial pouco explorado, e nossa produção mineral pode avançar para novos segmentos, como o das terras raras. Identificar e estruturar essas oportunidades é essencial para atrair investimentos estratégicos”, destacou o vice-prefeito Gleice Antônio Almeida.

Desafios e propostas - O secretário municipal de Finanças, Bento Vitório, informou que a formalização das empresas é um dos principais desafios, e ressaltou a necessidade de ações conjuntas de orientação e capacitação, destinadas a ampliar a participação de empreendedores em licitações e contratos com a própria Prefeitura. O procurador do município, Igor Oliveira Cotta, reforçou a importância de estruturar cadeias produtivas, integrar a agricultura familiar e fortalecer o Plano Diretor Municipal, aproveitando a localização estratégica de Irituia.

“As ações serão direcionadas às potencialidades econômicas do município, e empresas já instaladas poderão atuar como indutoras de cadeias de fornecedores. Um arranjo institucional sólido, de preferência com uma Secretaria de Desenvolvimento atuando como elo entre o Município e o Estado, garantirá segurança para decisões de longo prazo”, afirmou o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina.

A gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos da Companhia, Aline Tavares, lembrou que o trabalho é contínuo, gratuito e personalizado, e ressaltou que a participação de diferentes secretarias e a reunião de dados qualificados aumentam a efetividade das ações.

Também integraram a equipe da Codec na reunião o gerente de Relações Institucionais, Augusto César Anunciação; a gerente de Atendimento a Novos Negócios, Sabrina Sena, e a gerente de Promoção Comercial, Verônica Alice Rodrigues.

O modelo de governança proposto assegura a continuidade das ações, independentemente de mudanças administrativas, criando condições para o crescimento econômico sustentável. A iniciativa fortalece a posição de Irituia como destino atraente para novos empreendimentos e amplia a geração de emprego e renda para a população.