Secretário Nacional de Segurança confere a obra da terceira Base Fluvial do estado que será instalada em Abaetetuba
Estrutura será instalada no Baixo Tocantins e recebeu mais de R$ 10 milhões em investimentos estaduais com apoio do Governo Federal
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), finalizou a construção da terceira Base Integrada Fluvial do Estado, que será instalada no município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. Com 100% das obras concluídas, a estrutura foi conferida nesta terça-feira (12) pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, durante visita ao estaleiro em Icoaraci, distrito de Belém.
O investimento estadual na construção da base ultrapassa R$ 10 milhões e integra a estratégia de segurança fluvial do Pará, considerada uma das principais ações de enfrentamento ao crime organizado nas rotas ribeirinhas da Amazônia.
Segurança estratégica nas vias fluviais
Durante a visita técnica, o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Sarrubbo, destacou o modelo de atuação do Pará como referência nacional no enfrentamento ao crime por meio das bases flutuantes.
“Estamos aqui visitando mais uma base implantada pelo Governo do Pará, que age com estratégia e protege vias fluviais importantíssimas para o Brasil. São rotas de contrabando, tráfico de entorpecentes e desvio de madeira. Com essas estruturas, conseguimos inibir essas práticas. Reafirmamos o apoio do Governo Federal para ampliar a segurança dos paraenses, sobretudo das comunidades ribeirinhas que vivem dessa excepcional bacia hidrográfica”, afirmou Sarrubbo.
O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, ressaltou que a nova base em Abaetetuba ampliará a cobertura de patrulhamento e controle em uma das principais rotas do tráfico na região.
“O Governo Federal nos auxilia em várias operações desencadeadas pelas bases fluviais, fortalecendo a presença do Estado nos rios. Este ano, já apreendemos mais de 10 toneladas de drogas, superando os anos anteriores. Grande parte disso é resultado direto das ações nas nossas bases. Com a nova estrutura no Furo do Capim, estaremos atuando em um dos pontos mais sensíveis da logística do crime na região”, destacou Ualame.
A nova Base Fluvial Baixo Tocantins é a terceira entregue pelo Governo do Pará, com atuação integrada entre as forças de segurança pública. A estrutura será posicionada estrategicamente no Furo do Capim, em Abaetetuba, área considerada ponto crítico de escoamento de entorpecentes e outras práticas criminosas com destino a outras regiões do país e até ao exterior.
O objetivo é ampliar a fiscalização de forma permanente e coordenada, promovendo mais segurança à população ribeirinha e dificultando a atuação de organizações criminosas que operam nas rotas fluviais.
Outras bases em operação no Pará
Atualmente, o Estado do Pará já conta com duas bases fluviais em funcionamento: a primeira foi instalada no distrito de Antônio Lemos, no município de Breves (região do Marajó); e a segunda está no Estreito de Óbidos, no Baixo Amazonas. Ambas já resultaram em expressivas apreensões de drogas transportadas por embarcações, além da desarticulação de redes criminosas.
As bases fazem parte de uma política de segurança integrada e territorial, fortalecendo a presença do Estado nas áreas mais vulneráveis e promovendo o enfrentamento direto ao tráfico e outras práticas ilícitas na região amazônica.