Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE NA REABILITAÇÃO
English Version

CIIR celebra Dia Nacional das Artes com programação especial para usuários e acompanhantes

Atividades reforçam a importância das expressões artísticas no processo de inclusão social e reabilitação

Por Ascom (Governo do Pará)
12/08/2025 17h44

Nesta terça-feira, 12 de agosto, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebrou o Dia Nacional das Artes com uma programação diversificada aberta a usuários e acompanhantes. Promovida pelo setor de Arte e Cultura, a iniciativa contou com aula aberta de teatro, oficina de brinquedos, exposição de instrumentos musicais, brincadeira musical e aula de dança.

Segundo a supervisora do setor, Denise Morais, a data é uma oportunidade para celebrar a diversidade de expressões artísticas no Brasil e reconhecer seu papel como recurso essencial para estimular criatividade, autoestima e interação social.

A professora de teatro Paula Barros destacou que, no CIIR, a prática artística vai além da técnica, funcionando como ponte para a inclusão social. “Cada exercício e cada encenação são adaptados às necessidades do público, criando um ambiente seguro para a expressão e o aprendizado”, afirmou. Ela acrescentou que celebrar as linguagens artísticas em um espaço de saúde para pessoas com deficiência evidencia o caráter inclusivo da arte, que valoriza a diversidade, promove saúde e desenvolve o ser de forma integrada.

Para a dona de casa Margarete Modesto, mãe e acompanhante de Felipe, usuário atendido pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), as oficinas artísticas oferecidas pelo CIIR têm impacto direto na qualidade de vida. Ela contou que mãe e filho participam do primeiro ciclo da Oficina de Dança e que já vivenciaram outras atividades, como teatro, música e artes visuais. “A saúde mental do meu filho e a minha melhoraram muito. É um benefício que nos faz muito bem e pelo qual sou muito grata”, afirmou.

Importância – Instituído em 1978, o Dia Nacional das Artes foi criado para reconhecer e valorizar o papel dos artistas e das diferentes manifestações culturais no país. No ambiente de saúde, ações como a do CIIR reforçam o poder da arte como aliada na reabilitação, ampliando as possibilidades de comunicação, socialização e bem-estar por meio de diferentes linguagens artísticas, alinhadas à Política Nacional de Humanização (PNH), que garante o direito de acesso à arte e à cultura.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)