Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS
English Version

Pará garante presença dos povos indígenas nas agendas climáticas rumo à COP30

Secretaria de Estado dos Povos Indígenas articula políticas públicas que colocam os povos originários no centro das discussões sobre clima e justiça social na Amazônia

Por Jaelta Souza (SEPI)
12/08/2025 17h23

No Dia Nacional dos Direitos Humanos - 12 de Agosto, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), reafirma o compromisso de garantir os direitos e assegurar voz ativa às comunidades indígenas na formulação de políticas públicas e nas decisões que afetam seus territórios, culturas e modos de vida. Essa atuação está integrada à agenda ambiental, reconhecendo que a proteção das populações originárias é inseparável da preservação da Amazônia.

Secretária Puyr Tembé em uma das Caravanas: 'povos indígenas no centro das soluções que o mundo precisa conhecer'

Garantir acesso à terra, cultura, educação diferenciada, saúde e participação política também significa proteger a floresta e sua biodiversidade. Esses princípios orientam as ações estratégicas do Pará rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, reconhecendo o papel essencial dos povos indígenas como guardiões do meio ambiente.

Caravana nas etnorregiões - Entre as iniciativas em destaque está a Caravana dos Povos Indígenas rumo à COP30, promovida pela Sepi com apoio da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e do Banco do Estado do Pará (Banpará). A ação percorre as oito etnorregiões do Estado, levando informação, promovendo escuta ativa e ampliando a participação indígena na construção da conferência ambiental.

“Essa Caravana é um instrumento de acesso à informação e de articulação política diretamente nos territórios, permitindo que cada comunidade leve suas demandas para o centro das discussões da COP30. Ao escutarmos quem vive e protege a floresta, fortalecemos não apenas os direitos humanos, mas também a luta global contra a crise climática”, destacou a secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé.

Caravanas dão voz aos povos tradicionais

O Pará se consolida como liderança na Amazônia ao unir direitos humanos e proteção ambiental, reforçando que a justiça climática só é possível com a valorização e o respeito aos povos originários. “Defender nossos povos é preservar a Amazônia. É ouvir quem cuida, respeitar quem vive e proteger quem resiste há séculos. O Pará, por meio da Sepi, segue determinado a colocar os povos indígenas no centro das soluções que o mundo precisa conhecer”, reiterou a secretária.