Codec e Fadesp alinham estudo estratégico para proposição de plano para o desenvolvimento de Cametá
Encontro discutiu demandas estratégicas de Cametá, alinhou estudo técnico com a Fadesp e incluiu possível inclusão de intervenção para o município de Breves

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, nesta terça-feira (12), na sede da instituição, representantes da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) para tratar das demandas e necessidades estratégicas do município de Cametá. A reunião teve como objetivo alinhar dados e informações técnicas que subsidiarão uma proposição de trabalho voltado ao diagnóstico da conjuntura econômica e social local, incluindo levantamento de infraestrutura e logística regional.
O encontro foi conduzido pelo diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, e pela gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos, Aline Tavares. Participaram, pela Fadesp, os consultores especializados, Socorro Souza, Nilma Maneschy e João Carlos Pena.
Durante a reunião, a Codec apresentou dados e estudos sobre o território de Cametá e suas adjacências, elaborados pela Companhia como parte da ação institucional de indução ao desenvolvimento econômico local, permitindo à Fadesp aprimorar o direcionamento inicial do levantamento.
“A Fadesp prospectou junto a Codec, dados e informações a fim de melhor direcionar a elaboração de sua proposta de trabalho ao município de Cametá. Com as informações fornecidas pela Codec, foi possível aprimorar o trabalho, redefinir premissas técnicas e etapas de serem desenvolvidas. A região de Cametá e suas adjacências se encontram recebendo importantes intervenções de infraestrutura pelo Governo do Pará e o momento requer uma atenção para aproveitar e otimizar essa nova condição para levar desenvolvimento e qualidade de vida à população do Marajó”, destacou Pádua Rodrigues.
Além das discussões sobre Cametá, a reunião também incluiu conversações sobre uma pauta voltada ao município de Breves, que se encontra em processo de implantação de um Distrito Industrial Estadual na região e, do mesmo modo que Cametá, demanda a necessidade de receber um estudo técnico de planejamento estratégico. As tratativas contaram com a participação de Fabrício Silva Costa, diretor de Terras da Prefeitura de Breves.
A ação integra o trabalho realizado pela Codec nos municípios no âmbito do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Pará. O programa inclui visitas técnicas para identificar gargalos, recomendar soluções e articular parcerias que fortaleçam a gestão municipal. Quando há necessidade de um planejamento mais amplo e estruturado, a Companhia recomenda a contratação de consultoria especializada. A Fadesp é uma das instituições indicadas pela Codec e é reconhecida por sua expertise técnica, incluindo a participação na elaboração do planejamento “Pará 2050”, com a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).
A reunião também reforça a continuidade das ações da Codec em Cametá. Em 2022, o município recebeu o lançamento do Guia do Investidor e, em 2023, foi sede do Seminário de Atração de Investimentos e Negócios, promovido pela Companhia, que mapeou oportunidades econômicas e fortaleceu o diálogo com empreendedores locais. Agora, essas iniciativas ganham aprofundamento com estudos técnicos que poderão orientar políticas públicas e novos investimentos.