Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E PESQUISA
English Version

Fapespa orienta empreendedores para o Programa Centelha 3

Iniciativa online oferece treinamento para transformar ideias em negócios inovadores, dando ao futuro candidato, a oportunidade para se preparar antes da abertura dos editais 

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
08/08/2025 14h04

Empreendedores de todo o Brasil interessados em desenvolver ideias inovadoras já podem se preparar para o edital Centelha 3, que oferece apoio financeiro, capacitação e suporte técnico para transformar boas ideias em empreendimentos inovadores e sustentáveis. No Pará, a execução conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Para capacitar os interessados em participar do edital, a Fundação Certi, parceira do programa, preparou a capacitação Trilha Pré-Centelha, um treinamento 100% online e gratuito. A formação tem como base a metodologia do programa Ignite, em parceria com a Fundação Wadhwani, e oferece mentoria especializada para que os participantes possam transformar suas ideias em negócios estruturados.

A capacitação é aberta a qualquer pessoa com uma ideia de negócio, sendo ou não um empreendedor formalizado. A proposta é democratizar o acesso à inovação e ampliar o número de propostas qualificadas no edital do Centelha 3, que tem como missão estimular o empreendedorismo de base tecnológica no país como uma diretriz fundamental da política pública, promovendo desenvolvimento econômico e social. 

No Pará, o Programa Centelha 3 será executado pela Fapespa que contará com R$ 3,76 milhões em recursos do FNDCT, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fapespa para fomentar propostas inovadoras até o final de 2025. A expectativa é que até cinco turmas do Trilha Pré-Centelha sejam realizadas até abril de 2026, com início da primeira turma previsto para o dia 18 de agosto.

Treinamento- As inscrições para a Trilha Pré-Centelha estão abertas e podem ser feitas por interessados de todas as regiões do Brasil. Durante três semanas, os participantes aprenderão a desenvolver o pitch deck de suas ideias, uma apresentação essencial, clara e convincente para captar investimentos, além de receberem orientação para estruturar seus projetos e prepará-los para inscrição no edital do Programa Centelha.

“A trilha pré-centelha é uma oportunidade de capacitação para os empreendedores paraenses. Aqueles que pretendem submeter uma proposta no programa Centelha 3, aqui no Pará, no próximo ano. Esse treinamento é fundamental para garantir, assegurar a quantidade da proposta. E, além disso, garantir mais conhecimento, capacidades e realinhar, talvez, o seu plano de negócios. Então, não deixem de participar”, incentiva Deyvison Medrado, diretor científico da Fapespa.

Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da qual a Fapespa faz parte, e a Fundação Certi.

Programa Centelha- Criado pela Portaria nº 4.082, de 10 de agosto de 2018, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o Programa Centelha tem como objetivo principal estimular a criação de empreendimentos inovadores em todo o território nacional. A iniciativa busca transformar ideias promissoras em negócios de base tecnológica, além de fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador no Brasil.

Por meio do incentivo à articulação entre instituições e à mobilização de atores dos ecossistemas de inovação locais, estaduais e regionais, o programa promove um ambiente favorável ao surgimento de novas soluções e tecnologias. A proposta é ampliar o apoio à inovação, desde a concepção da ideia até a estruturação de startups com potencial de crescimento.

Com foco nessa promoção do empreendedorismo de base tecnológica, o programa estabelece uma série de objetivos estratégicos para fomentar a inovação no país. Segundo o artigo 13 da portaria, a iniciativa busca estimular a criação de negócios inovadores e de alto impacto, além de integrar o conhecimento científico à geração de produtos, serviços e processos com valor agregado.

Entre as metas do programa, estão a disseminação da cultura empreendedora nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), incentivando alunos e pesquisadores a transformarem ideias em empresas com potencial de crescimento. O Centelha também promove a formação e capacitação de empreendedores em todas as regiões do Brasil, ampliando o alcance do conhecimento e da prática empresarial.

Serviço:

Inscrições para a Trilha Pré-Centelha:

Trilha Pré-Centelha: capacitação gratuita para montar seu pitch deck e se preparar para o Centelha 3 - Centelha  

Acesse: https://programacentelha.com.br/2025/07/31/trilha-pre-centelha-capacitacao-gratuita/