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Pará aplica Avaliação em Alfabetização Climática para 16 mil estudantes da rede estadual

Iniciativa pioneira, em parceria com a OCDE, será realizada entre os dias 11 e 14 de agosto em 90 escolas públicas

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
08/08/2025 13h48

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) inicia, na próxima segunda-feira (11), a aplicação da Avaliação em Alfabetização Climática em 90 escolas da rede estadual. A iniciativa inédita no Brasil é realizada em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e vai alcançar cerca de 16 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio em todo o estado.

Com aplicação prevista até o dia 14 de agosto, a avaliação busca medir o nível de conhecimento, atitudes e competências dos estudantes em relação às mudanças climáticas. Os dados obtidos vão orientar políticas públicas educacionais, formação de professores e o aprimoramento de práticas pedagógicas, além de reforçar o protagonismo do Pará na inclusão da temática climática nos currículos escolares.

Educação ambiental integrada à realidade amazônica

A ação integra o componente curricular “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima”, que destaca a articulação entre saberes científicos, tradicionais e locais da Amazônia. Segundo a Seduc, o objetivo é consolidar um modelo de educação comprometido com a realidade ambiental da região, em consonância com os desafios globais da atualidade.

“A Avaliação em Alfabetização Climática é uma parceria com a OCDE, organização reconhecida por coordenar o PISA e por apoiar sistemas educacionais mais inovadores e equitativos. Com isso, buscamos mensurar o que nossos estudantes sabem e pensam sobre as mudanças climáticas, contribuindo para boas práticas pedagógicas e para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes”, explicou Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental da Seduc.

Estrutura da avaliação e devolutiva às escolas

A avaliação terá duração de 90 minutos e será realizada digitalmente, com auxílio de chromebooks previamente configurados. Os estudantes responderão a três blocos de questões:

  • Um questionário atitudinal com 51 afirmações;
  • Uma avaliação de conhecimentos prévios, com 11 perguntas em formato de quiz e um bloco de léxico;
  • Um conjunto de 26 questões conceituais.
  • Entre as competências avaliadas estão a leitura crítica de conteúdos midiáticos, interpretação de dados sobre o clima, compreensão das dimensões humanas das mudanças climáticas e capacidade de propor e priorizar ações com base em diferentes contextos sociais.

Ao final da aplicação, cada escola participante receberá uma devolutiva detalhada dos resultados. A consolidação das informações será apresentada à OCDE, com divulgação nacional e internacional prevista para ocorrer durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém.

Protagonismo do Pará na agenda climática educacional

Para o coordenador Mauro Tavares, o Pará mais uma vez se posiciona na vanguarda da educação ambiental no Brasil. “Essa avaliação reforça a implementação pioneira do componente curricular de Educação Ambiental e evidencia o protagonismo da nossa rede. Os dados produzidos aqui servirão de referência para futuras avaliações internacionais e para ampliar a percepção dos nossos estudantes e educadores sobre o papel da educação na construção de um futuro sustentável”, destacou.

Sobre a OCDE - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reúne 38 países e atua no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do bem-estar econômico e social. Na área da educação, é reconhecida mundialmente pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que avalia competências de estudantes em diferentes países.

A Avaliação em Alfabetização Climática, desenvolvida com o Pará, é fruto da atuação do Grupo de Inovação em Avaliação da OCDE, voltado para novas abordagens de aferição de competências do século XXI, como pensamento crítico, sustentabilidade e uso ético da tecnologia.