Governo do Pará publica edital para compor Comissão Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Iniciativa quer ampliar a participação social e institucionalizar a Agenda 2030 das Nações Unidas no âmbito do Poder Executivo estadual

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), publicou o edital de seleção de Entidades da Sociedade Civil e Instituições Científicas para compor a Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará (Ceodspa).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação social e institucionalizar a Agenda 2030 das Nações Unidas no âmbito do Poder Executivo estadual, reforçando o compromisso do Pará com o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade e a proteção do meio ambiente.
“Com a instituição da CEODSPA, o governo estadual inicia o processo de institucionalização da Agenda 2030 – ODS PARÁ, contribuindo para sua implementação e proporcionando maior visibilidade e transparência às ações realizadas para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030, tanto nas esferas governamentais, quanto junto à sociedade civil organizada, que aqui desenvolvem suas atividades. A composição paritária da CEODSPA garante a participação de entidades representativas da sociedade civil e instituições científicas, a fim de que também se tornem responsáveis e participem ativamente dessa importante iniciativa”, explicou Socorro Castro, diretora de Planejamento Estratégico da Seplad.

A CEODSPA é um espaço estratégico de articulação e acompanhamento das metas dos ODS no Estado. A comissão será responsável por propor diretrizes, acompanhar a execução e avaliar ações voltadas à implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adaptados à realidade paraense.
O processo seletivo que viabilizará a participação de entidades da sociedade civil na comissão (CEODSPA) será composto por três etapas, sendo a inscrição e envio de documentação; a habilitação e classificação; e a publicação do resultado final, que está prevista para dezembro de 2025.
Na próxima segunda-feira (11), a Comissão de Seleção realizará uma reunião on-line de orientações sobre o edital de seleção. Os interessados devem acessar o link: https://meet.google.com/umm-strt-ssi, de 10h às 12h.
Quem pode se inscrever
Ao todo serão oito vagas, e poderão se inscrever entidades e instituições que atuem no estado, com reconhecida experiência em temas ligados ao desenvolvimento sustentável, inclusão social, meio ambiente, direitos humanos, inovação, educação, saúde, entre outros temas relacionados aos ODS.
Os interessados poderão encaminhar suas propostas e anexos pelo https://forms.gle/gQigWgZC2retfMBS6, até o dia 26 de agosto de 2025.
O que é a Agenda 2030?
A Agenda 2030 representa um compromisso coletivo dos países-membros da ONU para transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável. Ela exige a atuação conjunta de governos, sociedade civil, setor privado e cidadãos para que seus objetivos sejam alcançados.
Esse plano é composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, que buscam erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente, combater as desigualdades e garantir uma vida digna para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás.
Com essa medida, o Governo do Pará avança na consolidação de políticas públicas mais justas, participativas e alinhadas aos compromissos globais assumidos pelo Brasil na Agenda 2030.