Fasepa realiza Oficina de Qualificação para servidores do Suas e Sinase na região do Baixo Amazonas
A iniciativa visa a reforma do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo, com o intuito de contribuir no fortalecimento e na integração intersensorial do sistema municipal de socioeducação
Os municípios de Alenquer, Curuá e Prainha recebem, até esta quinta-feira (7), oficina de capacitação, na região do Baixo Amazonas, em uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Coordenadoria de Regionalização e Apoio à Municipalização (Cream) e o Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
A iniciativa tem como objetivo qualificar atores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), visando a reforma do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo, com o intuito de contribuir no fortalecimento e na integração intersensorial do sistema municipal de socioeducação. As programações serão realizadas em Alenquer, município sede do evento.
As atividades, que começaram na quarta-feira (6), envolvem palestras com temáticas fortalecedoras para a efetivação de políticas públicas socioeducativas, redução de reincidências e o desenvolvimento integral de jovens socioeducandos e seus familiares.
A dinâmica adotada envolve metodologias para o fortalecimento de setores da rede intersensorial, como a assistência social, educação, saúde e segurança pública, garantindo um serviço qualificado, humanizado e centrado na reintegração social de jovens socioeducandos, promovendo a efetividades das práticas institucionais socioeducativas nos municípios.
Para Pedro Paulo, psicólogo da Cream, a importância do evento se mede a partir do “atendimento com qualidade, respeitando os direitos dos socioeducandos em cumprimento da Medida Socioeducativa (MSE), em meio aberto, bem como na reinserção social a partir dos princípios legais”, afirma.
Eventos como esse reafirmam o papel transformador das pautas discutidas, fortalecendo a efetividade do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase) nos municípios paraenses. Tais iniciativas garantem a proteção e asseguram os direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de MSE, além de qualificar integralmente os servidores e profissionais da comunidade socioeducativa e que atuam especificamente na garantia de direitos dos jovens.
Texto: Enzo Brito (estagiário) sob supervisão de Dani Valente (Ascom/Fasepa)