Hospital Jean Bitar mantém Acreditação ONA 2 e compromisso com a segurança do paciente
Avaliação atesta que a instituição segue padrões rigorosos de segurança, qualidade e gestão integrada em seus processos assistenciais e administrativos

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, unidade da rede pública do Governo do Pará, gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conquista mais uma manutenção da certificação ONA Nível 2 (Acreditado Pleno). A avaliação, conduzida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), atesta que a instituição segue padrões rigorosos de segurança, qualidade e gestão integrada em seus processos assistenciais e administrativos.
Mais do que manter um selo nacional de excelência, o Hospital reforça o seu compromisso diário com a melhoria contínua, a cultura da qualidade e o cuidado seguro e humanizado com seus pacientes. A certificação ONA 2 é concedida apenas às instituições que, além de cumprirem critérios de segurança, demonstram integração entre os processos e avanços consistentes na gestão da qualidade.

“A manutenção da Acreditação reflete o empenho coletivo de todas as equipes. É o resultado de um trabalho sério, comprometido com a saúde pública e com a busca por aprimoramento constante dos serviços prestados à população paraense”, afirma o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, diretor Executivo do HJB.
A jornada de acreditação do Hospital Jean Bitar também é marcada pelo envolvimento ativo de seus colaboradores em ações de educação permanente, monitoramento de indicadores, inovação em protocolos assistenciais e escuta ativa dos usuários. Esses pilares fortalecem uma cultura organizacional sólida e madura, reconhecida nacionalmente.
Excelência que transforma vidas
Para os pacientes, a certificação se traduz em atendimento mais seguro, com processos padronizados, ambiente acolhedor e profissionais capacitados. Para os colaboradores, é a confirmação de que trabalham em um hospital que valoriza a qualidade e o desenvolvimento profissional.
“Nosso foco é sempre o paciente. Manter a Acreditação ONA 2 mostra que estamos no caminho certo, mas também nos desafia a seguir avançando, inovando e cuidando com ainda mais excelência”, conclui a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Erica Borges.

“Tem seis meses que fiz minha cirurgia bariátrica, onde antes cheguei a pesar 146 kg, e agora estou com 96 kg. Minha vida antes era bem difícil e agora tenho outra vida com a saúde recuperada, só tenho agradecer, pois sempre sou bem atendida nesse hospital,” disse Renalandia Fiel, 48 anos, dona de casa, da cidade de Belém, que é paciente do Programa Obesidade Zero.
De janeiro e junho deste ano, a unidade totalizou 236.560 atendimentos considerados mais relevantes, mantendo o índice de satisfação dos usuários acima de 93%. Entre os principais serviços prestados no período, destacam-se 35.983 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 1.628 internações, 1.906 cirurgias, 191.092 exames gerais e 5.951 sessões multiprofissionais.
Serviço:
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB