Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONNECT AMAZÔNIA
English Version

Parceria entre Fapespa e Universidade de Birmingham ganha chamada complementar

A chamada, que integra o Programa Engage Amazônia 2025, abre oportunidade para que mais pesquisadores paraenses submetam seus projetos

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
05/08/2025 16h24

O edital Connect Amazônia, promovido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) em colaboração com a University of Birmingham (UoB), ganhou uma edição complementar na última segunda-feira (28). O acordo busca estabelecer colaborações duradouras em áreas-chave como mudanças climáticas, desmatamento, bioeconomia, soluções baseadas na natureza e conflitos de terra. O Engage Amazônia 2025 é um programa multidisciplinar que pretende gerar resultados científicos aplicáveis ao contexto amazônico, ao mesmo tempo em que fortalece a presença da produção acadêmica paraense no cenário global.

A Chamada Pública nº 011/2025 integra o Programa Engage Amazônia 2025, que tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa científica alinhados às políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Pará, com foco na promoção da internacionalização de grupos de pesquisa e instituições paraenses.

“Muito importante a continuidade dessa parceria extremamente exitosa. Mais uma oportunidade para a internacionalização das nossas ICTs”, avalia o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Com investimento estadual de mais de R$ 248 mil, a nova chamada abre oportunidade para que mais pesquisadores efetivos, vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) localizadas no Estado do Pará submetam seus projetos com propostas de desenvolvimento de ações de ciência, tecnologia e inovação com pesquisadores vinculados à University of Birmingham. 

“A chamada complementar foi lançada para que mais projetos possam ser selecionados, no âmbito da cooperação internacional e dentro dos limites de recursos financeiros previstos para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas e que novas parcerias internacionais se fortaleçam no Estado do Pará”, explica Deyvison Medrado, diretor científico da Fapespa.

Cooperação internacional - A chamada Connect Amazônia é uma das ações previstas no Acordo de Cooperação Internacional para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nº 001/2025, firmado entre o Governo do Pará, Fapespa e University of Birmingham. 

A parceria com a University of Birmingham, é um dos esforços da Fapespa e do Governo do Estado, para que o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação do Pará amplie o seu alcance global, reforçando o protagonismo no desenvolvimento de soluções para os desafios amazônicos. “O Connect Amazônia é uma oportunidade de pesquisadores paraenses estabelecerem e fortalecerem conexões e parcerias, de forma que os grupos de pesquisa se tornem mais robustos quanto a internacionalização”, diz Medrado.

Cronograma – Professores e pesquisadores interessados em submeter seus projetos podem realizar suas inscrições até o dia 22 de agosto, através deste link: Chamada Complementar n.º 011/2025 – Connect Amazônia. A divulgação do resultado final da chamada está prevista para o dia 25 de setembro, podendo haver alterações conforme o andamento da análise técnica. As dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Texto: Beatriz Rodrigues, estagiária, sob a supervisão de Manuela Oliveira – Ascom/Fapespa